UAI

Supercarros - Raros, potentes e caros

Alguns automóveis se destacam por serem símbolos de luxo e alto poder aquisitivo, outros pela exclusividade. Caderno Veículos preparou lista desses objetos de desejo

Publicidade
Foto:

Existem alguns modelos que podem ser considerados verdadeiros supercarros. Seja pelo fato de serem esportivos com motores que ultrapassam os 400 cv de potência, seja pela mística em torno da marca ou por serem veículos exclusivíssimos, produzidos praticamente sob encomenda. O caderno Veículos fez uma lista com alguns modelos que representam bem esse grupo.

Bentley Continental GT Speed
A marca pertence atualmente ao Grupo Volkswagen, que continua a produzir grandes esportivos, como o Continental GT Speed, apresentado no Salão de Frankfurt deste ano. É o modelo mais potente já produzido pela Bentley: tem motor W12 6.0, de 610 cv de potência máxima e torque de 76,5 kgfm. Os números do desempenho também impressionam: faz de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e ultrapassa os 320 km/h.

Ferrari F430 Scuderia
Nenhuma lista de supercarros deixa de fora a Ferrari. A marca do cavalinho rampante mostrou, no Salão de Frankfurt deste ano, a F430 Scuderia, que foi apresentada por Michael Schumacher. Baseada no modelo F430 'normal', a nova Ferrari tem o mesmo motor V8, mas com 20 cv a mais de potência máxima (510 cv); controle de tração (herdado da F-1); transmissão manual de seis marchas, que permite trocas em 60ms (milissegundos); e freios em carbono e cerâmica. Acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e chega aos 320 km/h. Preço em torno de 190 mil euros (R$ 485 mil).

Ascari A10
O nome é uma homenagem ao famoso piloto de F-1 da década de 50, Alberto Ascari. Mas, somente o nome é italiano, pois a fabricação é inglesa e o motor, alemão (BMW V8 5.0, de 633 cv). O chassi é do tipo tubular, com estrutura em fibra de carbono. O carro pesa 1.200 quilos, acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e chega aos 354 km/h de velocidade máxima. Preço: 350 mil libras (R$ 1,28 milhão), na Inglaterra.

Lamborghini Reventón
Especializada em construir supercarros, a marca italiana deu verdadeiro show no Salão de Frankfurt deste ano, ao apresentar o Reventón, uma série especial de apenas 20 unidades, cujas linhas foram inspiradas nos aviões caça. Assim como os grandes superesportivos, o modelo tem carroceria em fibra de carbono e motorzão (V12, de 650 cv), além de pintura cinza fosca. Para sair da imobilidade e chegar aos 100 km/h, o Reventón gasta apenas 3,4 segundos e atinge a máxima de 340 km/h. Preço: 1 milhão de euros (R$ 2,55 milhões).

Rolls-Royce Phanton Drophead Coupé
Uma das marcas mais cobiçadas no mundo, que pertence ao Grupo BMW, lançou no Salão de Detroit, em janeiro deste ano, o modelo que substitui o antigo Corniche, que deixou de ser produzido em 2002. O Phanton Drophead Coupé tem motor V12 6.7 (de 460 cv), chassi de alumínio, capota elétrica de caxemira e portas traseiras que se abrem em sentido contrário. Preço: 307.500 libras (R$ 1,125 milhão), na Inglaterra.

Audi R8
Para enfrentar a concorrência caseira, mais precisamente os Porsches, a montadora alemã criou o R8, um cupê esportivo, com motor V8 4.2 FSI (injeção direta de combustível) de 420 cv; carroceria em alumínio; tração integral; câmbio manual de seis marchas e luzes externas por leds (diodos emissores de luz). É o único modelo da Audi que passa dos 250 km/h (chega aos 300 km/h). Preço: 106.500 euros (cerca de R$ 270 mil), na Alemanha.

Bugatti Veyron Pur Sang
Lançado no Salão de Frankfurt deste ano, o modelo bateu todos os recordes de exclusividade: a Bugatti construiu apenas cinco unidades dessa série especial do fantástico esportivo Veyron. A Pur Sang tem carroceria em alumínio e fibra de carbono; motor W16, de 1.001 cv; tração nas quatro rodas; e câmbio manual de sete marchas; além de novas rodas bicolores. Ultrapassa os 400 km/h de velocidade máxima. As cinco unidades foram vendidas durante o Salão, ao preço de 1,4 milhão de euros (cerca de R$ 3,57 milhões).