Julio Cabral
O mercado brasileiro de modelos de luxo não parece arrefecer. E, para os que acham que um bólido da Ferrari ou da Lamborghini não é suficientemente exclusivo, a importadora independente Platinuss passa a oferecer os superesportivos da marca holandesa Spyker. De início estão disponíveis duas versões: o cupê C8 Laviollete e o conversível Spyder, ambos com entre-eixos curtos. O preço inicial, pedido pela versão fechada, é de nada módico: R$ 1,1 milhão. Valor que sobe para R$ 1,15 milhão no conversível.
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Os Spyker são impulsionados pelo mesmo motor, um V8 4.2 de origem Audi, com 405 cv de potência e 48,9 kgfm de torque instalado em posição central-traseira. O propulsor despeja a potência nas rodas de trás com o auxílio de um câmbio manual de seis marchas.
O desempenho é expressivo, com a aceleração de zero a 100 km/h em apenas 4,5 segundos e velocidade máxima de 300 km/h. Dentro da tradição do fabricante, que se vale de elementos inspirados no período romântico da aviação, os modelos conta com chaves do tipo “interruptor” na cabine – que mais parece uma carlinga de caça –, revestimento de couro estofado e entradas de ar distribuidas pela carroceria. A Platinuss, que também representa a italina Pagani e a britânica Lotus, pretende vender cinco Spyker em 2009, montante que sobe para 20 carros em 2010 – o que inclui o Airelon Spyder, apresentado em agosto último na Califórnia.