Até os últimos meses, a Volkswagen refutava a ideia de ter um SUV da Amarok, nos mesmos moldes em que o Toyota SW4 é baseada na Hilux ou o Chevrolet Trailblazer está relacionado à S10. Porém, algumas peças se mexeram e a marca agora não descarta essa possibilidade, porém com um trem de força 100% elétrico.
Segundo declaração de Petr Sulc, da equipe global de gerenciamento de produtos da Volkswagen, um suposto SUV da Amarok passa a fazer sentido para a marca à medida que o projeto se aproxima da eletrificação a bateria. E, por incrível que pareça, essa parte de que "o projeto se aproxima da eletrificação" tem mais a ver com a Ford do que com a Volkswagen.
Por que o SUV da Amarok tem relação com a Ford?
Para entender como essa ideia vem amadurecendo, é preciso falar que a atual geração da Amarok na Europa é fabricada pela Ford, junto com a Ranger, na planta de Silverton, na África do Sul. A Ford já tem o SUV Everest, baseado na Ranger, portanto já tendo o know-how de converter uma picape em um utilitário-esportivo. Aliás, o Everest é um dos SUVs previstos para o Brasil em 2023.
Junte isso ao fato de que a Ford está desenvolvendo uma Ranger 100% elétrica, que, dependendo de um acordo, pode resultar em uma Amarok elétrica. Pode ser essa a picape que dará a origem ao SUV da Amarok. No entanto, essa brincadeira será a médio prazo, já que o lançamento da Ranger elétrica está previsto só para 2029.
Híbrido ou 100% elétrico?
O que se pode fazer a curto prazo com as gerações atuais é uma eletrificação híbrida. Para isso a Ranger já está preparada. Inclusive, espera-se para 2024 uma Ranger híbrida. Porém, de acordo com as declarações do executivo da Volkswagen, esse não é o plano da marca alemã para o SUV da Amarok.
O SUV da Amarok deverá ter "carinha" de Amarok, ou seja, a dianteira da picape da Volkswagen, mas com a plataforma (que pode compreender ainda as baterias e motor elétrico) compartilhada com a Ranger. Já a traseira vai receber a linguagem de designs dos SUVs da marca alemã.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!