UAI

SUV da Ferrari: Purosangue e mais 4 utilitários realmente esportivos

Além do novo SUV da Ferrari, o Purosangue, outras marcas esportivas como a Lamborghini e a Porsche já lançaram seus utilitários-esportivos

Publicidade
Linhas são aerodinâmicas, com caixas de rodas anabolizadas e rodas de 22 polegadas na frente e 23 polegadas na traseira
Linhas são aerodinâmicas, com caixas de rodas anabolizadas e rodas de 22 polegadas na frente e 23 polegadas na traseira Foto: Linhas são aerodinâmicas, com caixas de rodas anabolizadas e rodas de 22 polegadas na frente e 23 polegadas na traseira

Purosangue é o nome do novo SUV da Ferrari, modelo que foi apresentado ontem mundialmente. Claro que os puristas vão torcer o nariz para esse lançamento, afinal, um SUV traz tudo o que o apreciador de um carro esportivo não quer em sua garagem. Também vale registrar que marca não classificou o modelo como SUV.

Mas, se um fabricante quiser sobreviver, não dá para ignorar o mercado. Talvez, o caso mais emblemático envolvendo marcas esportivas e SUVs seja da Porsche, que foi pioneira com o Cayenne. Atribui-se a esse utilitário-esportivo a sobrevivência da marca, que ganhou em volume e margem de lucro, sustentando sua operação mais exclusiva.

Porém, o SUV da Ferrari deve ter uma estratégia diferente. A marca de Maranello é mais hábil quanto à oferta de seus modelos, gerindo a valorização da sua gama. Assim, o Purosangue não deve passar de 20% do volume de vendas da marca do cavalinho rampante. Não é pouco, mas é menos que a Porsche, por exemplo.

Confira os detalhes do novo SUV da Ferrari e outros quatro utilitários realmente esportivos disponíveis no mercado.

1 Ferrari Purosangue

Como era de se esperar, o SUV da Ferrari tem linhas bastante esportivas, com porte aerodinâmico, caixas de roda volumosas e rodas de 22 polegadas na frente e 23 polegadas atrás. Mas, o que mais chama a atenção é que agora temos um Ferrari de quatro portas, sendo as traseiras com abertura "suicida". A traseira é curta, com destaque para as duas saídas duplas do escapamento.

O motor é um V12 aspirado de 6,5 litros de capacidade volumétrica, que produz 725cv de potência e 73kgfm de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem, com 8 marchas. O Purosangue alcança os 100km/h em 3,3 segundos, e a velocidade máxima é de 310km/h.

O interior tem bancos esportivos e individuais até na segunda fileira, separados por um console. O porta-malas é de 473 litros. O preço inicial do modelo é de 390 mil euros.

2 Lamborghini Urus

Outro SUV poderoso é o Lamborghini Urus, este realmente combinando porte de utilitário-esportivo ao DNA da marca italiana. O modelo fez tanto sucesso, que, em 2022, respondeu por cerca de 60% do volume de vendas da marca.

A versão mais nervosa do bólido, Performante, traz sob o capô um V8 biturbo de 4,0 litros, com diabólicos 666cv de potência e 86,7kgfm de torque. A aceleração é igual à da Purosangue, 3,3 segundos, com máxima de 306km/h.

3 Bentley Bentayga

Um SUV realmente classudo é o Bentley Bentayga, que já é o modelo mais vendido da marca britânica. Sua última novidade é a versão alongada EWB (Extended Wheelbase), com entre-eixos estendido em 18 centímetros, totalizando 3,17 metros. O comprimento é de 5,32m.

Curte o mundo automotivo? Confira o canal do Vrum no Youtube!

O ganho em espaço interno permitiu que os assentos traseiros reclinassem em 40 graus. A motorização é 4.0 V8 biturbo, com 550cv de potência e 78,5kgfm de torque. A aceleração até os 100km/h é de 4,6 segundos, e a velocidade máxima é 290km/h.

4 Aston Martin DBX

O Aston Martin DBX é nada menos que o carro médico da Fórmula 1. Até a chegada do Purosangue, este era o SUV mais potente do mercado.

A versão mais apimentada do modelo, a DBX707, traz sob o capô um V8 4.0 biturbo, com 707cv de potência e 91,7kgfm de torque. A velocidade máxima é de 310km/h, com aceleração até os 100km/h em 3,1 segundos.

5 Porsche Cayenne

A versão mais rápida do Porsche Cayenne é a Turbo GT, com seu V8 4.0 biturbo que gera 640cv de potência e 86,7kgfm de torque. O câmbio é automático de 8 marchas, e a tração é integral. Trata-se do primeiro SUV da marca a ganhar a sigla GT.

A aceleração até os 100km/h é de 3,3 segundos, com velocidade máxima de 300km/h. Essa versão só está disponível para a carroceria coupé, que ganhou para-choques exclusivos, saídas de escape centrais, aerofólio de teto e rodas de 22 polegadas.

https://www.youtube.com/watch?v=eJJlowRk7Z4