A BYD apresentou, recentemente, na China, um novo SUV elétrico um tanto quanto peculiar e surpreendente: um carro que, além de entregar mais de 1.000cv de potência, é capaz de flutuar sobre a água! E a parte boa é que o modelo, chamado Yangwang U8, chegará ao Brasil, conforme foi anunciado nesta semana pela montadora no Instagram.
As surpresas não param por aqui: ainda segundo a BYD, o SUV consegue rodar a mais de 120km/h com o pneu furado. Sim, graças ao sistema de tração individual em cada roda, que move as rodas para frente e para trás independentemente, permitindo que o U8 continue trafegando em alta velocidade mesmo caso algum dos pneus fure, além de rodar em torno de seu próprio eixo.
Apesar de confirmar a chegada no mercado brasileiro, a BYD não divulgou qualquer previsão de data. Na China, o modelo ainda está em fase de pré-venda. Quanto aos preços, pela conversão direta da moeda chinesa para o real, ele ultrapassaria os R$ 777 mil.
Como o novo SUV da BYD consegue flutuar na água?
Com plataforma revolucionária batizada de e?, o U8 tem proteção à prova d'água na carroceria. Assim, ele consegue flutuar até que as rodas voltem a ter contato com o solo.
Porém, a BYD recomenda que o modo flutuante não seja usado em águas muito profundas – afinal, o U8 ainda é um carro, e não um barco.
Além disso, equipado com o sistema de suspensão hidráulica adaptativa DiSus-X, o SUV consegue, literalmente, "pular" obstáculos que estiverem em seu caminho.
O modelo é equipado com quatro motores elétricos
O Yangwang U8 vem com nada menos que quatro motores elétricos (um em cada eixo). Ao todo, o conjunto entrega 1.200cv de potência e 103,5kgfm de torque. Assim, ele acelera até 100km/h em cerca de 3 segundos.
Além disso, o novo modelo da BYD tem também um motor a combustão destinado, exclusivamente, a gerar energia para a bateria de 49,05kWh. Dessa forma, o SUV não é exatamente um veículo EV, mas sim um REEV (range extender electric veichle), um carro elétrico com extensor de alcance.
A bateria tem autonomia elétrica de 180 quilômetros, segundo o padrão chinês. Porém, com um tanque de 75 litros cheio e a bateria carregada, a autonomia total vai para mil quilômetros.
O BYD U8 se parece com um Land Rover
No que diz respeito à aparência, o BYD U8, com silhueta "quadradona", lembra um modelo Land Rover. Além disso, o estilo ainda chama a atenção por ser moderno e robusto.
As dimensão são avantajadas: 5,3 metros de comprimento e distância entre-eixos de 3,05 metros. As rodas, por sua vez, têm 20 polegadas e pneus são na medida 275/60 R20.
Na parte frontal, o novo SUV da BYD tem grade e faróis amplos, que se juntam formando um X. As luzes de LED são pontilhadas, sendo uma inspiração do sistema solar, como explicou a marca.
Na traseira, além do grande estepe presente, as luzes da lanterna também repetem o padrão pontilhado. Há também uma faixa luminosa demarcando o contorno das lanternas e da coluna D.
Interior e pacote tecnológico
Sobre o interior, pouco foi revelado ainda. Sabe-se, até agora, que o BYD Yangwang U8 será disponibilizado em versões de cinco e sete lugares, e que haverá três telas no painel: duas de 23,6 polegadas para o quadro de instrumentos e para o passageiro, além de uma principal de 12,8 polegadas’ no centro.
Por fim, o modelo dispõe também de conexão via satélite, que permite que o motorista fique conectado com o mundo exterior mesmo nas montanhas ou no deserto, onde não há sinal de celular.
- BYD Song Plus: SUV híbrido daria certo na frota da Polícia?
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!