Quando revelou o Logus reestilizado, que acabou sendo cancelado, o ex-designer da Volkswagen Luiz Alberto Veiga comentou sobre um projeto de um SUV. Ao que parece, o estilista queria mesmo criar um utilitário: nesta quinta-feira (04) ele divulgou outro modelo desse gênero, já desenvolvido em Potsdam, na Alemanha, a partir da plataforma PQ-24 do Fox, mas igualmente descartado.
Enquanto o primeiro SUV idealizado pelo designer da Volkswagen data de meados da década de 90, o mocape do segundo modelo é de 2007: ou seja, pouco mais recente que o Fox, cujo lançamento ocorreu em 2003. Se serve de consolo, ao menos esse então novo projeto acabou dando origem ao Kia Soul: curioso, já que as marcas alemã e coreana não têm relação empresarial.
Veiga não citou muitos detalhes sobre essa espécie de intercâmbio do projeto; disse apenas que "a ideia foi parar na Kia". Porém, o mais provável é que outro designer, que se transferiu da Volkswagen para a marca coreana em 2006, tenha aproveitado os preceitos do tal SUV. Esse profissional é Peter Schreyer, que ainda hoje atua na multinacional.
Em 2006, a Kia já trabalhava no projeto que originou o Soul: ele foi revelado como carro-conceito no Salão do Automóvel de Detroit daquele mesmo ano e já antecipava alguns traços do modelo definitivo, como o formato dos faróis e das janelas laterais. Porém, o teto era mais baixo, de modo que não havia a silhueta de SUV. Aparentemente, Schreyer modificou essa característica, deixando o veículo mais altinho.
No fim das contas, o Kia Soul acabou sendo lançado em 2008. Ele não era exatamente um SUV, uma vez que a carroceria era elevada, mas o vão livre do solo, não: desse modo, estava mais para crossover mesmo. De qualquer modo, o design do modelo chamou muita atenção e ajudou a consolidar a filosofia de estilo de Schreyer.
SUV da Volkswagen poderia ter sido pioneiro
Caso tivesse sido aprovado, o SUV da Volkswagen poderia ter nadado de braçada na categoria. Ao que parece, ele seria o primeiro concorrente do Ford EcoSport, que inaugurou o segmento justamente em 2003. Com o cancelamento, o pioneiro só ganhou rival direto em 2011, com a chegada do Renault Duster. "Pai" do projeto, Veiga também acredita que o modelo teria feito sucesso:
"Eu tinha certeza que as SUWs (sigla de Sport-Utility Wagon, como esses modelos eram chamados na época) seriam muito bem aceitas, principalmente em mercados como o da América do Sul e os dos países asiáticos".
Luiz Alberto Veiga, ex-designer da Volkswagen
A Volkswagen só lançou um SUV compacto mais de uma década depois, em 2019: o T-Cross. No ano seguinte, veio também o Nivus, que estreou a carroceria ao estilo fastback entre os compactos.
Baú do Veiga
O ex-designer da Volkswagen vem revelando vários projetos cancelados pela Volkswagen por meio do Instagram. Entre os modelos postados por ele, estão as reestilizações do Golf e da Kombi, o Voyage "Bolinha" e uma picape Santana. Veiga trouxe à tona até um produto da Ford: um hatch compacto baseado no Gol, idealizado na época da Autolatina.
Testamos o Nivus, SUV compacto da Volkswagen: assista ao vídeo!