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'SUVovô' da Toyota está cada vez mais perto do Brasil

Fabricado no Brasil, Corolla Cross chega ao mercado em 2021 e ateia fogo no segmento dos SUVs médios. Confira os detalhes do modelo

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'SUVovô' da Toyota está cada vez mais perto do Brasil
'SUVovô' da Toyota está cada vez mais perto do Brasil Foto: 'SUVovô' da Toyota está cada vez mais perto do Brasil

Para começar, vamos esclarecer que o título desta matéria é uma brincadeira nossa, já que a atual geração do Toyota Corolla deixou para trás o visual antiquado que lhe rendeu o carinhoso apelido de Vovôrolla.

Quem acompanha o universo automotivo já sabe que logo logo teremos um SUV baseado do Corolla fabricado no Brasil. Esta semana, mais um tijolinho foi colocado para pavimentar a estrada pela qual o modelo chegará por aqui. A Toyota registrou novas imagens do Corolla Cross junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Mas o que podemos esperar do Corolla Cross? Bom, basicamente tudo o que o Corolla já oferece, mas com uma roupagem SUV. Trata-se de um utilitário-esportivo de porte médio que, junto ao Volkswagen Taos, promete atear fogo no segmento liderado pelo Jeep Compass em 2021.

No design, destaque para a grade trapezoidal que domina a dianteira, caixas de roda encorpadas e linha de cintura alta. Assim como o sedã Corolla, o SUV é construido sobre a plataforma modular TNGA, com bom histórico de segurança e alto nível de tecnologia. As proporções do veículo são 4,46 metros de comprimento, 1,82m de largura e 1,62m de altura. O peso é de 1.385 quilos.

O interior do Corolla Cross compartilha diversos componentes do sedã, como bancos, volante, quadro de instrumentos, sistema multimídia, comandos do ar-condicionado e difusores.


O entre-eixos de 2,64m sugere bom espaço no banco traseiro. As medidas que usamos se referem ao modelo que fez sua estreia na Tailândia, porém, como a plataforma é modular, existe a chance do SUV ganhar o mesmo entre-eixos do sedã, que é de 2,70m. O porta-malas tem volume de 440 litros.

Os conjuntos mecânicos serão os mesmos usados no Corolla: motor 2.0 flex, que rende até 177cv de potência e 21,4kgfm de torque, e câmbio automático tipo CVT com 10 marchas simuladas nas versões de entrada; e propulsão híbrida com potência combinada de 123cv nos pacotes mais caros. A suspensão traseira tipo eixo de torção do veículo lançado na Tailândia pode ganhar por aqui um sofisticado multilink.

Quanto ao conteúdo, também basta olhar para o sedã. O pacote básico de segurança deve trazer sete airbags, câmera de ré, controle de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa. A versão de topo vai oferecer funções autônomas como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, além de chave presencial, teto solar e tampa do porta-malas com abertura elétrica.