Quem acompanha o VRUM já deve saber das desvantagens dos SUVs em relação a veículos com carrocerias mais baixas, como hatches e sedans. Uma desses contras é o consumo de combustível mais alto, justamente devido à altura elevada desses modelos, que implica em maior peso e em menor aerodinâmica. E é muito fácil comprovar tal prejuízo: basta olhar os números!
Consumo dos SUVs quase sempre é mais elevado
Com base no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE), do Inmetro, o VRUM fez um comparativo de consumo dos SUVs com hatches e sedans de características técnicas semelhantes. Na relação, entraram apenas veículos que compartilham tanto a arquitetura quanto o conjunto de motor e câmbio. Confira:
1- Chevrolet: Tracker x Onix
Na linha de SUVs da Chevrolet, o mais acessível é o Tracker: atualmente, ele é o líder de vendas desse segmento no Brasil. A mecânica, formada por motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas, e a plataforma, batizada de GEM, são compartilhadas com a gama Onix. Os números mostram que, apesar dessas similaridades, o hatch e o sedan são mais econômicos em todas as situações.
Consumo Tracker LTZ 1.0 Turbo AT6 Onix LTZ 1.0 Turbo AT6 Onix Plus LTZ 1.0 Turbo AT6 Etanol cidade 7,7 8,4 8,4 Etanol estrada 9,5 10,4 12,2 Gasolina cidade 11,2 11,9 12,3 Gasolina estrada 13,4 15,1 16,8
2- Caoa Chery: Tiggo 5X x Arrizo 6
O Tiggo 5X e o Arrizo 6 ilustram muito bem como os SUVs tendem a consumir mais combustível que os sedans. De acordo com a tabela do PBE, o primeiro "bebe" significativamente mais todas as situações: e olha que o segundo é maior tanto em comprimento quanto em entre-eixos. Ambos são equipamentos com motor 1.5 turbo e câmbio CVT.
Consumo Tiggo 5X Pro Arrizo 6 Pro Etanol cidade 6,9 7,4 Etanol estrada 8,1 9,2 Gasolina cidade 9,9 10,6 Gasolina estrada 11,5 13,4
3- Fiat: Pulse x Argo e Cronos
Uma das últimas fabricantes a entrar no segmento de SUVs foi a Fiat. O primeiro produto da marca italiana nessa categoria foi o Pulse, que, na verdade, está mais para crossover: afinal, compartilha não só a plataforma, mas várias chapas da carroceria com o Argo. Apesar disso, é mais "beberrão" que o hatch na maioria das aferições, e perde também para o sedan da gama, o Cronos.
Consumo Pulse Drive 1.3 CVT Argo Drive 1.3 CVT Cronos Drive 1.3 CVT Etanol cidade 9 8,9 9,3 Etanol estrada 10,3 10,6 11 Gasolina cidade 12,8 12,8 13,3 Gasolina estrada 14 14,6 15
Quer saber mais sobre o Fiat Argo com câmbio CVT, que é o carro automático mais barato do Brasil? Então, assista ao vídeo!
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4- Honda: HR-V x City
Outra gama que ilustra bem como os SUVs podem consumir mais combustível que hatches e sedans é a da Honda. No caso, o HR-V tem menor eficiência energética que o City em todas as circunstâncias, apesar do compartilhamento da plataforma, do motor 1.5 de aspiração natural e do câmbio automático do tipo CVT.
Consumo HR-V EXL 1.5 City Hatch EXL City Sedan EXL Etanol cidade 8,8 9,1 9,2 Etanol estrada 9,8 10,5 10,5 Gasolina cidade 12,7 13,3 13,1 Gasolina estrada 13,9 14,8 15,2
5- Hyundai: Creta x HB20
Até que o Creta surpreendeu e, de acordo com o PBE, obtém um consumo urbano de gasolina ligeiramente inferior ao da linha HB20. Porém, perde para os irmãos nas demais aferições: na estrada, tanto o hatch quanto o sedan abrem vantagem significativa. Os números são relativos às versões equipadas com motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas.
Consumo Creta Platinum HB20 Platinum HB20S Platinum Etanol cidade 8,2 8,3 8,3 Etanol estrada 8,9 9,9 9,9 Gasolina cidade 12 11,7 11,6 Gasolina estrada 12,2 13,9 14,3
6- Nissan: Kicks x Versa
Quando o assunto é desempenho comercial, o Kicks abre grande vantagem em relação ao Versa. Porém, em consumo, o quadro se inverte: o sedan mostra superioridade absoluta em relação ao hatch, principalmente em trajetos rodoviários. Os dois modelos da Nissan têm motor 1.6 de aspiração manual e câmbio CVT.
Consumo Kicks Sense CVT Versa Sense CVT Etanol cidade 7,8 7,9 Etanol estrada 9,5 10,2 Gasolina cidade 11,4 11,5 Gasolina estrada 13,8 14,7
7- Peugeot: 2008 x 208
Atualmente, o 208 e o 2008 não estão compartilhando a plataforma. É que o primeiro ganhou uma nova geração em 2020, que utiliza a arquitetura CMP, enquanto o segundo só deve se atualizar no fim deste ano e, assim, permanece, por enquanto, com a base PF1.
Portanto, excepcionalmente nesse caso, a tabela traz os números de consumo das duas safras do hatch: de qualquer modo, ambas são superiores ao SUV. Mas o motor 1.6 aspirado é sempre o mesmo, bem como a caixa automática de seis marchas.
Consumo 2008 1.6 AT6 208 1.6 AT6 (atual) 208 1.6 AT6 (antigo)* Etanol cidade 7,6 7,7 7,7 Etanol estrada 8,6 9,1 9,3 Gasolina cidade 11 11,1 11 Gasolina estrada 12,4 12,9 13,2
*Dados da tabela de 2019 do PBE
8- Renault: Stepway x Logan
O Stepway nasceu como uma versão aventureira do Sandero, mas ganhou status de modelo distinto. E, aliás, até sobreviveu ao "irmão", que saiu do mercado. Assim, a rigor, ele é um crossover, mas, tal qual o Fiat Pulse, acaba atuando entre os SUVs. E, seguindo a lógica desses veículos, tem consumo mais alto que o do sedan Logan. Os números dizem respeito às versões 1.0 com câmbio manual de cinco marchas.
Consumo Stepway 1.0 Logan 1.0 Etanol cidade 9,3 9,6 Etanol estrada 9,3 9,8 Gasolina cidade 13 13,6 Gasolina estrada 13,7 14,4
9- Toyota: Corolla Cross x Corolla Sedan
Os modelos médios da Toyota compartilham muitas coisas, inclusive o nome. As configurações Cross e sedan do Corolla têm mecânica idêntica: ela associa um motor 2.0 de aspiração natural ao um câmbio automático do tipo CVT. A plataforma é a TNGA, na variante C para o SUV da gama.
Consumo Corolla Cross GRS 2.0 Corolla GRS 2.0 Etanol cidade 8,2 8,3 Etanol estrada 9 9,8 Gasolina cidade 11,7 11,9 Gasolina estrada 13 14,2
Com motorização híbrida, SUV também tem consumo mais alto
Como a Toyota também disponibiliza um sistema híbrido para a gama Corolla, foi possível comparar os números de consumo do Cross com o sedan também com esse tipo de motorização. Os dois veículos conciliam uma unidade 1.8 flex a combustão a um motor elétrico, com caixa do tipo CVT. Os números novamente indicam maior consumo para os SUVs, principalmente na estrada.
Consumo Corolla Cross XRX Hybrid Corolla Altis Hybrid Etanol cidade 11,8 11,8 Etanol estrada 9,7 10,5 Gasolina cidade 17,8 17,9 Gasolina estrada 14,7 15,4
10- Volkswagen: T-Cross e Nivus x Virtus
Entre todos os modelos dessa relação, os SUVs da Volkswagen foram os que se saíram melhor em relação a um sedan com características técnicas semelhantes. T-Cross e Nivus apresentaram pequena vantagem sobre o Virtus no consumo urbano, mas perderam, por margem um pouco maior, no rodoviário. Todos esses modelos têm motor o 1.0 turbo 200 TSI, câmbio automático de seis marchas e plataforma MQB.
Cabe esclarecer que o Polo não entrou na tabela porque utiliza, atualmente, uma versão um pouco menos potente do motor 1.0 turbo, denominada de 170 TSI. Essa configuração mecânica, por sua vez, não equipa nem o T-Cross nem o Nivus. Assim, o hatch não está em total equidade com os SUVs no que diz respeito às características técnicas.
Consumo T-Cross 200 TSI Nivus 200 TSI Virtus 200 TSI Etanol cidade 8,3 8,3 8,2 Etanol estrada 10 10,1 10,4 Gasolina cidade 12 12,1 11,8 Gasolina estrada 14,4 14,2 15