UAI

Volvo EX30: Marca sueca utiliza tecnologia chinesa para tornar os carros elétricos mais baratos; saiba como

Novo SUV elétrico de entrada da Volvo é menor que o XC40, mais barato e tem data de lançamento marcada para este ano.

Publicidade
Novo Volvo Ex30 chega como o SUV elétrico de entrada da marca, sendo menor e mais barato que seus antecessores
Novo Volvo Ex30 chega como o SUV elétrico de entrada da marca, sendo menor e mais barato que seus antecessores Foto: Novo Volvo Ex30 chega como o SUV elétrico de entrada da marca, sendo menor e mais barato que seus antecessores

A Volvo está seguindo os passos de sua "irmã" Polestar e já trabalha para formar uma linha de carros totalmente elétricos. O Volvo XC40, SUV precursor dos elétricos da marca sueca, teve como sucessores o C40 e o Volvo EX90, o carro-chefe elétrico de Gotemburgo, na Suécia.

O próximo elétrico que chega para fortalecer o time da Volvo é o Volvo EX30. O novo SUV vem para preencher a lacuna deixada pelo extinto Volvo C30 e será o modelo de entrada da marca sueca, de porte menor que o elétrico XC40 Recharge.

O que esperar do design do novo Volvo EX30

No que diz respeito ao design, a Volvo ainda não revelou grandes detalhes. No teaser de 30 segundos divulgado ontem pela própria empresa é possível identificar semelhanças entre o modelo e o "irmão mais velho", EX90, maior SUV elétrico da montadora.

https://youtu.be/8slXSk36Ats

Mesmo com poucos detalhes no vídeo é possível identificar que as lanternas em LED traseiras seguem o tradicional design da marca, sendo prolongadas verticalmente ao lado do vidro do porta-malas. Já nas fotos de patentes do modelo é possível ver mais detalhes do carro, na sua versão de produção, que traz design minimalista e poucas novidades em relação aos modelos existentes.

O novo EX30 compartilhará a plataforma SEA-E (Sustanaible Experience Architecture-Entry) da Geely para veículos compactos com seu primo, o Smart #1. Portanto, suas dimensões externas devem ser semelhantes, tendo cerca de 4,30 metros de comprimento. Se além da plataforma, o motor do novo Volvo for compartilhado com o Smart #1, é possível que o sueco chegue em uma versão mais potente, contando com os 428 CV do Smart #1 Brabus.

Outro SUV elétrico da Geely que pode partilhar o motor com novo Volvo EX30 é o Zeekr X. O modelo chinês usa o mesmo conjunto do Smart #1 - composto por duas hélices capazes de atingir potência máxima de 272 cv. Isso significa que o novo Volvo seria mais potente que o XC40, que traz um único motor de 231 cv, na versão de entrada.

Em ambos os casos, o veículo vem com uma bateria de íons de lítio, com capacidade de 66kWh (62kWh líquidos). No Smart, a versão de 272cv pode chegar a 420km de autonomia, enquanto a versão 428cv, chega a 400km.

No que diz respeito ao preço, a Volvo ainda não divulgou detalhes, mas garantiu que será um valor "competitivo". A marca já cumpre essa promessa com o Smart #1, à venda por valores que variam de 42.100 até 49.600 euros (de R$230mil a R$270mil), na versão Brabus 428cv. Já o Zeekr X, é vendido por valores que partem do equivalente a 25.000 euros (R$136 mil reais), na China. O Volvo XC40 Recharge elétrico está à venda a partir de 48.275 euros (R$262 mil).

Para os fãs de elétricos a notícia é boa: o modelo já foi confirmado para o Brasil, ainda para este ano. Porém, estará disponível apenas em regime de pré-venda, com as primeiras unidades sendo entregues no início de 2024. A marca também anunciou a vinda do EX90 para o mercado brasileiro.