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5 tecnologias que nasceram nos carros de Fórmula 1 e hoje estão no seu veículo

Vários componentes que hoje são usados nos carros de passeio tiveram origem na Fórmula 1

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Uma série de elementos que constitui os carros hoje é advinda da Fórmula 1
Uma série de elementos que constitui os carros hoje é advinda da Fórmula 1 Foto: Uma série de elementos que constitui os carros hoje é advinda da Fórmula 1

Os carros de Fórmula 1 são facilmente reconhecíveis por seu visual característico e desempenho ágil. Aparelhados com diversas tecnologias, tanto para eficiência, como segurança do motorista, possuem equipamentos que se tornaram tendências no dia a dia das ruas, também nos carros de passeio.

Conheça 5 tecnologias automotivas que surgiram na maior categoria de automobilismo do mundo e depois "ganharam" os carros de rua.

Freios a disco

Os freios a disco proporcionam frenagem mais eficiente (reduzindo o tempo para parar o veículo) e estão menos sujeitos à fadiga (que é sobreaquecimento que deixa o componente totalmente ineficaz). Adaptados dos carros de Fórmula 1 aos veículos de rua, alguns aspectos foram perdidos, uma vez que não há necessidade de alta performance em veículos do dia a dia.

Um exemplo disso são os materiais mais caros utilizados nos carros esportivos, como o carbono, que não justificam ser usado nos carros comuns. Apesar disso, os parâmetros de qualidade dos carros de passeio foram elevados com a inserção deste tipo de freio.

Roda de carro vermelho, com freio a disco da mesma cor
Freios a disco são adição importante nos carros para conferir mais segurança nas frenagens

Pneus dos carros de fórmula 1 nos carros de passeio

Os carros de Fórmula 1 precisam de pneus resistentes e eficientes para aprimorar o desempenho na pista. Por isso, foi desenvolvido o pneu radial, construído com malha de aço para dar estrutura ao conjunto e auxiliar na estabilidade em curvas.

Além disso, outro aspecto também advindo da Fórmula 1 é a inserção de ranhuras nos pneus para auxílio de aderência com o piso. Esse aspecto é importante também para a drenagem de água em caso de pistas molhadas, o que evita aquaplanagem e ajuda a evitar acidentes.

Close em pneu do carro, em vista inferior
As ranhuras do pneu são essenciais para evitar aquaplanagem na pista e nas estradas

Transmissões semiautomáticas proporcionam trocas rápidas de marcha

Nos anos 1980, a Ferrari produziu o primeiro carro de corrida com marcha semiautomática. O objetivo era minimizar a possibilidade de erros humanos na troca de marcha ou acionando a embreagem durante as corridas em alta velocidade. Além da precisão e melhora de performance, devido a facilidade de uso, os câmbios borboleta se tornaram populares também nos carros de rua.

Hoje, as aletas do volante, como também é chamada essa tecnologia, já estão presentes em diversos modelos no mercado.

Volante, com visão do painel e foco no paddle shift
Aletas do volante vieram da Fórmula 1

Motores potentes

Sabe-se que na Fórmula 1 são contabilizados até os milésimos de segundo, então o desempenho do motor é fator crucial para desenvolvimento de velocidade do carro. Mesmo não tendo sido criada diretamente na F1, a tecnologia do motor turbo foi aprimorada para ser usada nos carros para dar a eles mais potência. Hoje, diversos veículos convencionais já entregam mais eficiência devido ao fato de serem equipados com o motor turbo.

Os motores híbridos também são famosos por terem sido usados desde cedo na Fórmula 1. Esses são aqueles que possuem um motor a combustão, mas também um motor elétrico. Pensando em reduzir emissões e ampliar a eficiência energética, muitos veículos vistos nas ruas também já utilizam dessa tecnologia.

Motor 1.0 turbo do Hyundai HB20 Platinum Plus 2023
Motores turbo já equipam carros de diversas marcas na atualidade e em alguns casos, estão presentes desde as versões mais simples

Carros de fórmula 1 são os pais da aerodinâmica

Apesar de a preocupação com a aerodinâmica ser anterior à Fórmula 1, os carros da categoria popularizaram os desenhos de carroceria com baixo coeficiente de arrasto. Isso quer dizer que, quando o carro é aerodinâmico, ele "fura" o ar com mais facilidade, o que permite que o motor trabalhe menos e haja menor gasto com combustível.

Essa noção foi adotada também nos designs de alguns dos carros de passeio, que tem menos ângulos retos, se comparados com modelos antigos, e priorizam a fluidez nas carrocerias.

Carro da Audi azul visto 3/4 de frente em movimento
Sobretudo carros com carroceria cupé possuem boa aerodinâmica