No fim do ano passado, a Tesla anunciou que está desenvolvendo uma nova plataforma – mais barata – para os seus carros elétricos. Ela custaria cerca da metade do preço da atual, que é usada nos Model 3, Y, X e S. A partir disso, a montadora pretende viabilizar a sua ideia de lançar, em breve, um novo veículo elétrico com preços mais acessíveis.
O preço seria de cerca de US$ 25 mil, o que equivale a pouco mais de R$ 130 mil pela conversão direta. A quantia é bem menor do que a metade do preço de qualquer um dos atuais modelos Tesla disponíveis no mercado. O mais barato deles (o de entrada) é, hoje, o Model Y, que custa algo em torno de US$ 58 mil – ou, aproximadamente, R$ 307 mil (sem os impostos).
A projeção foi feita pelo site de mídia automotiva estrangeiro "Carscoops".
Quanto às datas de lançamento, ainda não há informações oficiais da fabricante. Mas, um relatório da Loup Ventures, uma empresa de pesquisa voltada à área de tecnologia e investimentos, informa que o novo modelo de entrada deve chegar em 2024, sendo, inclusive, batizado de Model 2. A previsão foi feita tendo base o desempenho de vendas da Tesla em 2022.
''A Tesla vai esperar até 2024 para anunciar o Modelo 2. Se a empresa anunciar o carro de preço mais baixo muito cedo, há risco de desaceleração das vendas do Model 3 e aumento da capacidade durante o que provavelmente será uma recessão automotiva mais ampla''.
Loup Ventures
O novo Tesla mais barato virá ao Brasil?
A Tesla ainda não informou se o seu novo carro elétrico mais barato virá ao Brasil. Mas, mesmo que não venha, ele, assim como acontece com os atuais modelos da marca, poderá ser adquirido, aqui, por importação independente.
Nesse caso, o preço do carro sairia perto dos R$ 230 mil, considerando cerca de R$ 100 mil para a logística de transporte.
Sobre o futuro carro de entrada
A revelação sobre a nova plataforma foi feita em outubro de 2022. Em uma live, o CEO da Tesla, Elon Musk, deixou claro que a arquitetura será consideravelmente menor em relação à antiga. Com isso, as expectativas são de que o novo carro seja um hatchback.
Alguns rumores já sugerem que o veículo de entrada terá baterias que fornecem até 400 quilômetros de autonomia também. Entretanto, este e os demais dados técnicos ainda não foram, oficialmente, revelados pela Tesla.
De qualquer forma, Musk confirmou que o próximo modelo terá produção em larga escala. Isso aponta para o indício de que ele, provavelmente, superará, em números, os veículos anteriores.
O VRUM já testou um Tesla Model Y; confira o vídeo!