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Tesla Model 3 e Y são investigados após relatos de perda de controle da direção

Após acidente ocasionado por possível falha, 12 reclamações de perda de controle ou falta da direção assistida foram registradas

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12 reclamações envolvendo perda de controle do veículo foram registradas por motoristas
12 reclamações envolvendo perda de controle do veículo foram registradas por motoristas Foto: 12 reclamações envolvendo perda de controle do veículo foram registradas por motoristas

A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), órgão regulador de segurança automotiva dos Estados Unidos, deu início a mais uma investigação sobre questões de segurança envolvendo veículos da Tesla. Desta vez, doze reclamações relacionadas à perda de controle de direção ou à falha na direção assistida estão sendo analisadas. Segundo os registros, as falhas ocorreram em unidades do Model 3 e do Model Y do ano de 2023.

A investigação, porém, abrange aproximadamente 280 mil veículos da Tesla. Das doze ocorrências, em cinco houve perda de controle da direção do veículo, enquanto outros sete relataram uma perda de assistência na direção elétrica, tornando o volante mais "pesado" e exigindo maior esforço para dirigir. Embora tenha ocorrido um relato de acidente, não foram registradas reclamações de feridos pelas falhas.

Quais as conclusões sobre investigação envolvendo os Tesla?

Até o momento, não há conclusões fechadas sobre o processo. Segundo comunicado publicado pela National Highway Traffic Safety Administration em seu site na semana passada, a perda de controle da direção pode ser acompanhada de mensagens aos motoristas indicando que a assistência da direção elétrica foi reduzida ou desativada.

Para finalizar e chegar a uma resposta concreta sobre o ocorrido, os investigadores analisarão a frequência com que o problema ocorre nos modelos 3 e Y da marca Tesla, bem como os processos de fabricação e a gravidade da situação.

Esta é, pelo menos, a quinta investigação iniciada pela agência nos últimos três anos em relação a veículos da Tesla. As investigações anteriores abordaram questões como colisões com veículos de emergência estacionados enquanto operavam no sistema de direção parcialmente automatizado do piloto automático, falhas de suspensão, volantes que poderiam se soltar e cintos de segurança dianteiros que podem não estar conectados corretamente.