UAI

Carro da Tesla 'entrega' criminoso que ateou fogo no veículo

Um homem, propositalmente, incendiou um Tesla Model S em Whashington, nos EUA

Publicidade
O veículo terminou completamente destruído
O veículo terminou completamente destruído Foto: O veículo terminou completamente destruído

Um morador de Spokane, em Washington (EUA), acordou de madrugada e se deparou com uma surpresa nada agradável: o seu carro pegando fogo. Após acionar as autoridades, as investigações supuseram, inicialmente, que o veículo havia tido algum problema na bateria ou outra falha do tipo que acabou causando as chamas. Porém, o que eles não esperavam era que o incêndio tivesse sido causado propositalmente - e muito menos que o próprio Tesla fosse capaz de desvendar o crime.

Mas foi exatamente isso que aconteceu! Após não se contentar com a hipótese de que o seu carro havia pegado fogo sozinho e repentinamente, Harrold Harriston teve a brilhante ideia de checar o sistema de câmeras do veículo, equipamento comum nos carros da Tesla. E não deu outra: o vídeo mostrou um homem ateando fogo no Model S.

Confira a gravação abaixo divulgada por uma rede de televisão local:

https://youtu.be/pMN0vMEce2c

Nas imagens é possível ver um homem, com dois pequenos recipientes plásticos de cor laranja, se aproximando do veículo. Provavelmente os potes continham gasolina ou algo inflamável, pois, após o líquido ser despejado sobre a carroceria pelo suspeito, o carro se incendiou imediatamente.

Sistema Sentry Cam do Tesla foi a solução do crime

Segundo Harriston, a Polícia, inicialmente, justificou o incidente com o argumento de que "carros elétricos tendem a pegar fogo", provavelmente devido aos seus conjuntos de bateria. Essa ideia, no entanto, não é, de fato, comprovada.

De qualquer forma, o homem discordou das autoridades, que não acreditaram nele a princípio. Ele então, resolveu recorrer à tecnologia do Tesla: o Sentry Cam, que conseguiu esclarecer o que realmente havia acontecido.

O Sentry Cam é o sistema integrado de câmera de painel da Tesla. Projetado pela fabricante para fins de segurança, ele monitora e grava vídeos do que está acontecendo ao redor do veículo.

Apesar de o sistema já ter sido controverso em alguns casos - quando, por exemplo, foi o responsável pelo vazamento de vídeos particulares dos clientes - a verdade é que, pelo menos desta vez, ele foi extremamente útil e, de fato, cumpriu o seu propósito de "vigiar" o carro.

Carros elétricos são alvos de vandalismo nos EUA?

Quanto ao motivo que levou o criminoso a atear fogo no Model S, ele ainda não é exatamente claro.

O que se sabe é que existe, hoje, nos EUA, um movimento contrário aos carros elétricos - ou, mais especificamente, aos modelos da Tesla, cujo CEO, Elon Musk, é uma figura bastante polêmica, que divide opiniões no sentido político e ideológico.