O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou nesta semana que o país receberia uma fábrica da Tesla. Em seguida, CEO da fabricante, Elon Musk, confirmou a informação durante uma reunião anual com acionistas.
Com a nova planta, a Tesla fica um pouco mais próxima de nós, brasileiros. Afinal, ela será a primeira da marca na América Latina. Mas, o nosso perto, por outro lado, ainda continua longe: a fábrica se localizará em Monterrey, no Norte do México, próximo à fronteira com os Estados Unidos. Mesmo assim, já é um avanço, como será abordado à frente.
O que isso significa para o Brasil?
Os automóveis da Tesla, até então, só chegam ao Brasil por meio de importadores independentes. Isso faz com que os modelos – que já não são naturalmente baratos – fiquem ainda mais caros em função dos impostos alfandegários e dos serviços isolados prestados pela empresa importadora.
Porém, com a nova fábrica no México, o preço dos importados pode cair por aqui, já que eles poderão passar a ser trazidos oficialmente pela Tesla, vindos da futura nova planta mexicana.
Para isso, a fabricante, no entanto, precisaria ainda se estabelecer em território brasileiro, por meio de algum ponto de venda (concessionária) oficial ou representante.
Além disso, o Brasil tem um acordo bilateral com o México, o qual estabelece eliminação ou redução de tarifas de importação/exportação entre os dois países. Isso torna o cenário mais propício e atraente para que os futuros carros Tesla do México cheguem aqui oficialmente.
A fábrica faz parte da iniciativa da Tesla de ampliar o volume de produção
De acordo com Musk, a nova fábrica da Tesla no México foi pensada como estratégia para aumentar o volume de produção de carros elétricos, e não para simplesmente realocar os trabalhos.
“Estamos super empolgados com isso. Continuaremos a expandir a produção em todas as nossas fábricas existentes. Portanto, isso não está movendo a saída para qualquer lugar, de qualquer lugar. Isso é produção suplementar”
Elon Musk
Atualmente, a Tesla tem capacidade para fabricar cerca de 2 milhões de veículos por ano. Isso se distribui por quatro fábricas: em Fremont, na Califórnia; Xangai, China; Austin, Texas; e Berlim, Alemanha. Em 2022, foram produzidos pouco mais de 1,3 milhão de carros. Trata-se da maior capacidade de produção de EVs no mercado.
No entanto, a meta é chegar aos 20 milhões de veículos por ano. Isso ultrapassaria até mesmo a Toyota, maior montadora em volume de produção, que, em 2022, entregou cerca de 10 milhões de automóveis – mas eles são não exclusivamente elétricos, como é o caso dos da Tesla.
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