Com design inovador e tecnologias avançadas de automatização, os Tesla sempre estiveram em pauta na mídia quando o assunto é automóvel. Com tantas novidades, os elétricos chegam ao mercado trazendo uma série de promessas. Uma dessas promessas veio pelo próprio CEO da marca, Elon Musk. No fim de 2021, o bilionário afirmou que no próximo ano (2022) ou muito próximo disso os Tesla seriam os carros mais vendidos do mundo.
Por sorte, ou não, o CEO da Tesla estava certo. Para alegria de Musk, pela primeira vez, o carro mais vendido do mundo é um elétrico: o Tesla Model Y. Segundo dados da Jato Dynamics, o Tesla Model Y registrou 267 mil vendas no primeiro trimestre desse ano, o que representa um aumento de 69% em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, o Toyota Corolla, maior concorrente no ranking, ficou em segundo lugar, com 256,4 mil unidades vendidas no primeiro trimestre.
Como a Tesla conseguiu esse feito?
A disparada das vendas do Model Y tem relação com uma decisão estratégica da Tesla, que baixou os preços das suas unidades no começo do ano, principalmente nos EUA e na China. Com corte que chegou a 20%, o objetivo da empresa era retomar a demanda por veículos elétricos, após uma baixa nas vendas no último trimestre de 2022.
Apesar de ter conquistado o primeiro lugar, a Tesla ainda está rodeada dos Toyotas na lista dos carros mais vendidos. Dos cinco primeiros, quatro são Toyotas, dentre eles: o Corolla (256.400), a Hilux (214.700), RAV4 (211 mil) e o Camry (166.200). No acumulado do ano passado (2022), o Tesla Model Y ficou em terceiro lugar com quase 748 mil unidades vendidas, ficando atrás apenas do Corolla (992 mil) e do líder do ano, Toyota RAV4 (1 milhão).
O que o carro mais vendido do mundo traz de especial?
Na estética, os modelos tem design muito semelhante entre si e contam com cinco opções de cores externas (azul, vermelho, preto, branco e prata) e duas para o interior (preto e branco). Porém, no que diz respeito a mecânica e ao desempenho há grandes diferenças.
O Model Y de entrada tem um motor com autonomia de 455 quilômetros, velocidade máxima de 217km/h e vai aos 100km/h em 6,9 segundos. O modelo mais básico da marca tem apenas tração traseira e está disponível por 45.490 euros (aproximadamente, R$ 244 mil).
Já a versão intermediária do Tesla Model Y, Long Range, passa a contar com tração nas quatro rodas e autonomia de 533 quilômetros. Além disso, a velocidade máxima é de 217km/h e supera seu antecessor chegando a 100km/h em apenas 5 segundos. O Long Range está disponível por 54.490 euros (aproximadamente, R$ 292,7 mil).
Por fim, a versão mais avançada do Tesla Model Y é nomeada de Performance. Nessa opção, o elétrico entrega autonomia de 514 quilômetros, velocidade máxima de 250km/h e chega a 100km/h em apenas 3,7 segundos. Para adquirir a versão mais tecnológica do Tesla é preciso desembolsar 59.990 euros (aproximadamente, R$ 322,3 mil).