Esta semana, foi anunciada a venda do primeiro veículo em criptomoedas no Brasil pela Osten Group, grupo concessionário atuante do segmento premium. A importadora criou uma unidade de negócios de criptoativos, a Osten Cripto, para realizar a venda de veículos por meio das moedas digitais. E o primeiro modelo comercializado nesta modalidade foi um Tesla S Plaid.
O veículo foi vendido pelo valor de 11,5 bitcoins, o que equivale a aproximadamente R$ 1,5 milhão na conversão atual. Outros cinco carros já estão em negociação nesta modalidade de compra.
A empresa realiza as vendas com ativos digitais somente para os modelos elétricos da BMW, BYD e Tesla, como o próprio Tesla Model S Plaid e BMW i3. Porém, está nos planos estender a atuação deste modelo de negócio aos carros a combustão também.
Como funciona a compra em criptomoedas?
Na página da concessionária são explicadas em detalhes todas as etapas do processo para se adquirir um veículo com criptomoedas. O processo pode ser realizado completamente de forma virtual, através de contato com um dos especialistas da concessionária e ocorre segundo os mesmos trâmites de venda comum, com assinatura de contrato e transferência do carro.
Como diferencial, destaca-se a necessidade de ter conta exchange BINANCE para fazer a conversão do real para alguma das moedas aceitas, como bitcoin (BTC), ether (ETH) e tether (USDT), entre outras. As operações de venda consideram a taxa de conversão do momento da compra e podem demorar entre um e três dias para liquidar o pagamento. Além disso, as transações são informadas ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), a fim de evitar evasão fiscal.
O procedimento de compra ainda garante alguns benefícios ao consumidor. Dentre estes, estão o recebimento de NFT com documentação e dados do automóvel, e ainda de descontos em serviços como blindagem e acessórios.
Mais sobre o Tesla Model S Plaid
O Tesla Model S Plaid é um dos elétricos com melhor desempenho no mercado, com autonomia de 651 quilômetros e até 1200cv de potência, chegando a 100km/h em meros 2,1 segundos. Conta com bateria que permite recarga rápida e ainda traz grande variedade de equipamentos, com muitos recursos de automação. Dentre eles, estão a navegação, mudança de faixa e estacionamento com piloto automático.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas