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Teste de segurança da Euro NCAP e Latin NCAP mostra diferença entre culturas

Um paralelo entre os testes de segurança do Euro NCAP e do Latin NCAP revela que ainda estamos muito atrás. Confira o comparativo entre os melhores de cada continente

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Um bom termômetro para evidenciar o grau de exigência desses dois mercados é comparar os testes de colisão existentes em cada lado do Atlântico: o Euro NCAP e o Latin NCAP. Apesar de a metodologia do crash test ser igual, a avaliação europeia é muito mais completa. Enquanto o Euro NCAP divulga resultados de testes de colisão frontal, lateral e traseira, que permite tirar conclusões a respeito da proteção de passageiros adultos e crianças, ainda é feita a avaliação de impacto do veículo em pedestres, em caso de atropelamento, e de segurança auxiliar, os itens de segurança que podem evitar o acidente.

Enquanto isto, o Latin NCAP faz teste de colisão frontal e, apenas se o fabricante doar o veículo, o de colisão lateral, ambos usados para colher dados de proteção para adultos e crianças. Que fique claro que a defasagem entre os dois institutos de segurança não é culpa do Latin NCAP, que conta com uma verba limitada e atua desde 2010.

COMPARATIVO E o que os carros europeus têm a mais que os nossos? Vamos comparar o Volvo V40, modelo mais bem avaliado pelo Euro NCAP, com o Honda City, o mais bem colocado nos testes de colisão do Latin NCAP.

IMPACTO Quanto aos testes de impacto, o primeiro objetivo é verificar se o habitáculo continua estável depois da batida. A boa estrutura do veículo é alcançada com o uso de materiais de qualidade (leves e absorventes de impacto) e processos de construção mais modernos (como soldagem entre peças), ambos assuntos velados entre os fabricantes daqui, que não admitem que existe diferença entre a qualidade construtiva entre os dois continentes.
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No comparativo, o City se mostrou um veículo estável, podendo inclusive suportar cargas maiores de impacto. O habitáculo do V40 também é estável. Enquanto no Honda existem estruturas perigosas no painel que poderiam impactar os joelhos dos passageiros, o Volvo oferece boa proteção inclusive a passageiros de variados tamanhos. O teste do V40 ainda mostrou que o veículo oferece ótima proteção para impactos laterais e traseira, quando o assento e os apoios de cabeça protegem os passageiros contra lesões cervicais. Nenhum desses testes foi aplicado ao City.


Para proteção às crianças, no City os assentos infantis foram fixados no Isofix, enquanto no V40 foram presos ao cinto de segurança. No Honda, as cadeirinhas não sofreram deslocamento excessivo e ofereceram boa proteção. O V40 também proporcionou segurança às crianças, tendo inclusive, no impacto lateral, evitado que os dummies entrassem em contato com outras partes do carro. Em ambos os modelos, o airbag do passageiro pode ser desativado e existe a advertência de fazê-lo quando se coloca a cadeirinha infantil virada para trás no banco dianteiro, porém o City perdeu pontos porque essas etiquetas não estão aderidas permanentemente ao veículo.

ITENS DE SEGURANÇA Um habitáculo estável, aliado a itens de segurança ativos e passivos eficazes, é garantia de segurança. No impacto frontal do City, as cabeças dos ocupantes do banco da frente foram bem protegidas pelos sistemas de retenção, ou seja, cintos de segurança com pré-tensionadores e airbags frontais. De itens de segurança passiva, o V40 ainda conta com airbags laterais, de cortina e de joelho e cintos com limitador de carga (que evitam que o passageiro se machuque com o cinto em batidas mais severas). O Euro NCAP ainda pontua os veículos testados quanto à presença de itens de segurança ativa, importantes porque evitam que a batida aconteça. De acordo com sua ficha no Euro NCAP, o V40 tem limitador eletrônico de velocidade, advertência para uso dos cintos de segurança e controle de estabilidade. Talvez pela grande diferença entre os mercados da América Latina, o Latin NCAP não faz essa classificação, tampouco informa os itens de segurança que equipam os veículos testados.

PEDESTRE Também diferentemente do Latin NCAP, o Euro NCAP ainda avalia como o modelo testado pode ser perigoso a um pedestre em caso de atropelamento. Com seu sistema de airbag colocado sob o capô, na região logo abaixo do para-brisa, o V40 foi muito bem avaliado no quesito. Outro sistema que levou o modelo a ganhar nota máxima neste quesito detecta a presença do pedestre numa situação de possível atropelamento e, sem a intervenção do motorista, tenta parar o carro ou minimizar os danos. Este sistema é um opcional. Além disso, a dianteira do carro é dividida por áreas de maior ou menor proteção à segurança do pedestre.