UAI

Tiguan 2012 é lançado oficialmente pela Volkswagen

Modelo chega com inédito sistema que detecta fadiga do condutor. Preço começa em R$ 110 mil, mas Volkswagen diz que valores dos opcionais ainda não foram definidos

Publicidade
Foto:

A Volkswagen divulgou na noite desta quinta-feira (29) a tabela oficial de preços do novo Tiguan, que chega às concessionárias já como modelo 2012. O modelo estará disponível na concessionárias por a partir de R$ 110 mil. A montadora não informou o valor do veículo com os opcionais. Segundo a Volkswagen, esses valores ainda são idefinidos por causa do aumento do IPI. O evento nacional de lançamento do carro acontece em Belo Horizonte, com presença de 150 jornalistas de todas as regiões do país, segundo o fabricante. Até hoje, a Volks escondeu imagens, valores e outros detalhes, mas o veículo começou a chegar em concessionárias em diversas partes do Brasil no início desta semana, conforme antecipado pelo Vrum.

 

Segundo uma pesquisa feita pelo Vrum, até esta quinta-feira, as concessionárias Volkswagen não tinham valores definidos para repassar aos interessados, mas estavam trabalhando com valores de R$ 115 mil (versão de entrada) até R$ 135 mil (equipado com todos os opcionais).

 

Veja a galeria completa de fotos do Tiguan 2012!

 

Enquanto vendedores passam por treinamento em São Paulo para conhecer o produto, os jornalistas fizeram o test drive na tarde desta quinta pelas ruas e avenidas da capital mineira. Na direção, não houve nenhuma mudança em relação ao Tiguan anterior. De novidade evidente, apenas a evolução do opcional 'Park Assist', um sistema que auxilia no estacionamento o veículo em vagas medidas pelos sensores do carro. A operação é simples: quando o motorista encontra um espaço
para parar junto à calçada, só precisa acionar o botão de comando do sistema, localizado no console central do veículo, antes de passar pela vaga. Um sensor posicionado na lateral do para-choques dianteiro verifica se o espaço é suficiente para o tamanho do Tiguan, enquanto o condutor posiciona o carro à frente, para iniciar a manobra.



O Tiguan equipado com Park Assist dispõe de câmera traseira, que transmite imagens para a tela do rádio. Quando o carro dá ré, duas linhas amarelas são projetadas sobre a imagem exibida, mostrando a direção em que ele está recuando.

Este recurso ajuda o motorista a estacionar em vagas perpendiculares. Quando o espaço disponível é sinalizado por linhas pintadas no asfalto, fica ainda mais fácil: basta alinhar as linhas amarelas com as existentes no local. Nessa segunda geração, o Park Assist também executa manobras para colocar o utilitário em vagas transversais.

 

Outro opcional inédito no Tiguan é o detector de fadiga, que analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso detecte um desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo ao condutor uma parada para descansar e tomar um café.



O Tiguan também traz algumas mudanças interiores. O SUV passa a ter o mesmo painel de instrumentos e os
mesmos comandos do ar condicionado que equipam o Passat CC. Outra novidade é o rádio com tela sensível ao toque (touch screen) que, além dos comandos do sistema de som, é utilizada para mostrar informações sobre o ar-condicionado e na operação do Park Assist.

 

O Tiguan 2012 chega com a nova identidade visual da Volkswagen, adotadas em outros modelos como Amarok, Polo, Fox, Jetta e Passat. Como opcional, a Volkswagen disponibiliza faróis de xenônio e lanternas dianteiras formadas por 14 LEDs.

 

Produzido na fábrica da Volkswagen, em Wolfsburg, Alemanha, o carro recebeu este nome da associação da força do Tigre com a versatilidade da Iguana, segundo a própria Volkswagen.

Lanterna traseira perdeu os elementos circulares e ficou mais quadrada, como no Spacefox

 

Com informações de Pedro Cerqueira