UAI

Tiguan volta ao Brasil, mas já desatualizado. Vale a pena?

Volkswagen abre reservas para o SUV, que chega em versão única R-Line. Na Europa, modelo já ganhou nova geração

Publicidade
SUV passou por uma leve reestilização
SUV passou por uma leve reestilização Foto: SUV passou por uma leve reestilização

Após dois anos longe do mercado brasileiro, o Volkswagen Tiguan Allspace está de volta. As concessionárias da marca já estão recebendo reservas para o SUV médio por nada amigáveis R$ 278.990, na versão única R-Line 2023. Mas, o pior é que o modelo, vindo do México, chega por aqui totalmente desatualizado em relação ao vendido na Europa, onde já está disponível em nova geração e com tecnologia híbrida plug-in.

A Volkswagen tenta passar a impressão de que o Tiguan Allspace 2023 foi renovado, porém o SUV ganhou uma simples reestilização. Assim, a dianteira tem tomadas de ar maiores, com detalhes em preto brilhante e cromado. Os faróis em LED ganharam tecnologia Matrix, interligados pela assinatura noturna que percorre a grade cromada. As rodas de 19 polegadas têm desenho inédito, calçando pneus 235/50, enquanto a traseira conta com ponteiras de escape com moldura em preto brilhante.

Acesso ao interior do Tiguan é problemático

A principal característica do Tiguan Allspace R-Line 2023 são os sete lugares. Mesmo com o rebatimento do banco traseiro, o acesso à terceira fileira é ruim, e o espaço para as pernas é apertado. O volume do porta-malas também fica comprometido. Ao menos a tampa traseira tem abertura elétrica.

O teto solar panorâmico é opcional. O painel traz multimídia com tela de 8 polegadas - com conectividade sem fio para o smartphone, navegação nativa, câmera de ré, comando de voz e 30 opções de luz ambiente -, enquanto o quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas é configurável.

O acabamento do Tiguan Allspace 2023 tem couro nos bancos, painel e portas. O bancos dianteiros são climatizados e com ajustes elétricos. O volante conta com aquecimento e shift paddles, para trocas manuais de marcha. O ar-condicionado é de três zonas, individual para o motorista, o passageiro e os ocupantes do banco traseiro.

Motorização e conteúdo

O Volkswagen Tiguan Allspace R-Line 2023 traz embaixo do capô um motor 2.0 turbo que entrega 186cv de potência e 30kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas, com seletor de diferentes modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual).

A novidade é que o Tiguan Allspace R-Line 2023 ganhou o sistema semiautônomo Travel Assist (nível 2), que combina os sistemas de Lane Assist com o de controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go, sendo capaz de assumir os controles longitudinal e lateral do carro. Ainda na lista de segurança ativa, o modelo está equipado com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, alerta de ponto cego, assistente de trafego cruzado e assistente de estacionamento.