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Volkswagen confirma retorno do Tiguan Allspace; confira como o modelo chega

Modelo deixou de ser vendido por aqui em 2021, após 13 anos sendo comercializado no país

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Tiguan da foto foi o de uma reestilização de 2016
Tiguan da foto foi o de uma reestilização de 2016 Foto: Tiguan da foto foi o de uma reestilização de 2016

Após quase 2 anos longe das concessionárias, o Tiguan Allspace estará finalmente de volta ao Brasil. A informação acabou de ser confirmada pela Volkswagen, que revelou também que o modelo chegará, ainda em 2023, com "novo design e itens exclusivos no segmento".

O modelo, que deixou de ser comercializado por aqui em 2021, somou 13 anos de história no Brasil, com mais de 60 mil unidades vendidas no total. Segundo a Volkswagen, ele foi o "percursor da ofensiva de SUVs da marca". A linha se completa, hoje, com o Nivus, T?Cross, Taos e ID.4 

“Retomar a comercialização do Tiguan no Brasil reforça nossa conexão com os apaixonados pela marca e pelo modelo, além de escalar a ofensiva SUVW [SUV da Volkswagen], oferecendo a linha de utilitários mais completa do mercado”

Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

Em 2008, quando fez sua primeira aparição por aqui, o VW Tiguan já vinha equipado de série com o consagrado motor EA888 2.0 TSI, sistema de tração 4MOTION e diversos itens de segurança, como controle de tração e estabilidade, ABS, Hydraulic Brake Assist e seis airbags.

Como o Tiguan retornará ao mercado?

A Volkswagen ainda não cravou muita coisa a respeito do novo Tiguan Allspace: apenas que ele virá com "novo design e itens exclusivos no segmento".

Entretanto, por questões de adequação à legislação, já é possível prever que o modelo virá com um motor 2.0 turbo ligeiramente mais fraco do que o vendido anteriormente, que tinha 220cv na versão R-Line – a única disponível.

Vale lembrar que, no México, onde o Tiguan segue em produção, o modelo faz 189cv e 32,6kfgm. Talvez estes sejam, então, os novos números de desempenho do veículo brasileiro.

Além disso, pode se esperar, também, que o veículo chegue com capacidade para sete pessoas, visual um pouco mais esportivo e câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas. O veículo não será o de nova geração, mas apenas uma reestilização, provavelmente.

No pacote de equipamentos, já na versão R-Line, há quadro de instrumentos digital, central multimídia de 10,25 polegadas, teto solar panorâmico, ar-condicionado digital de três zonas, bancos revestidos em couro com ajustes elétricos para o motorista, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, rodas de 19 polegadas, acesso por chave presencial, partida por botão e seletor de modos de condução. Todos esses itens devem ser mantidos.

No que diz respeito aos valores, considerando que, no México, o Tiguan R-Line custa 809.990 pesos mexicanos – cerca de R$ 230 mil pelas cotações atuais –, podemos esperar algo um pouco acima disso, até porque o Volkswagen Taos Highline completo custa R$ 223.300 atualmente.

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