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Tiguan: 3ª geração chega à Europa, enquanto Brasil terá apenas reestilização do SUV

Conheça o SUV inédito apresentado na Europa, enquanto o mercado brasileiro aguarda apenas uma leve reestilização. Será melhor esperar a nova geração?

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Nova geração do SUV médio tem elementos do elétrico ID.4
Nova geração do SUV médio tem elementos do elétrico ID.4 Foto: Nova geração do SUV médio tem elementos do elétrico ID.4

Enquanto os brasileiros se contentam com o retorno do Volkswagen Tiguan ao mercado com uma simples reestilização, os europeus acabam de conhecer a terceira geração do SUV médio, que chega às lojas do Velho Mundo em fevereiro de 2024, com preços a partir de R$ 36.600 euros (R$ 190 mil na conversão direta).

Nesses momentos é visível como o consumidor brasileiro é tratado como cliente de segunda categoria pela Volkswagen, tendo ainda que engolir declarações no mínimo vazias de executivos da montadora alemã, como a que segue, feita no anúncio do retorno do Tiguan ao Brasil.

“Retomar a comercialização do Tiguan no Brasil reforça nossa conexão com os apaixonados pela marca e pelo modelo, além de escalar a ofensiva SUVW [SUV da Volkswagen], oferecendo a linha de utilitários mais completa do mercado”

Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil

Como ficou a terceira geração do Tiguan?

O design do novo Volkswagen Tiguan ganhou elementos do ID.4, como a grade principal fechada. O SUV médio é construído sobre a plataforma MQB Evo, e, como sua variante alongada deixou de existir (será substituída por outro modelo), o veículo ganhou em dimensões: 4,55 metros de comprimento (+ 3,2cm), 1,93m de largura, 1,64m de altura (+ 0,5cm) e 2,68m de distância entre-eixos.

O porta-malas teve pequeno ganho em espaço, apresentando volume de 648 litros. Falando em interior, o padrão de acabamento apresenta uma considerável evolução. O visual do painel do novo Tiguan também lembra o da linha eletrificada da Volkswagen, com quadro de instrumentos digital configurável e uma grande tela para o sistema multimídia.

A terceira geração do VW Tiguan terá na Europa duas versões híbridas, com 204cv ou 272cv de potência. Ainda haverá um sistema híbrido leve, com motor 1.5 turbo e bateria de 48 volts. A motorização 2.0 turbo a gasolina segue na linha, com 154cv ou 204cv, além do motor 2.0 a diesel de 150cv ou 193cv. O câmbio é sempre automatizado de dupla embreagem com sete marchas. A tração é dianteira, com opção integral.

A tecnologia permitirá façanhas como manobrar o novo Tiguan estando fora do SUV médio, por meio de um aplicativo. O sistema de controle de chassi traz diferenciais eletrônicos e amortecedores com controle adaptativo que mantém o veículo sempre nos "trilhos".

E a reestilização no Brasil?

Volkswagen Tiguan R-Line 2024 de frente.
Modelo 2024 fabricado no México

Após quase dois anos, o VW Tiguan retorna ao mercado brasileiro ainda em 2023 com uma leve reestilização. A versão a ser importada do México deve continuar sendo a de topo, R-Line, equipada com motor 2.0 turbo e tração integral, que custa 809.990 pesos mexicanos (R$ 230 mil na conversão direta).

Ainda existe a possibilidade de vir uma versão de sete lugares. Talvez, a volta do Tiguan seja uma reação à péssima performance do Volkswagen Taos, que vem se mostrando um verdadeiro fracasso de vendas. De qualquer forma, essa reestilização não deve durar muito tempo no mercado.