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Toyota: 30 anos de Corolla, Hilux, SW4 e Camry no Brasil

Apresentados pela primeira vez ao público brasileiro no Salão do Automóvel de 1992, modelos chegaram ao mercado inicialmente importados do Japão

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Toyota Corolla ainda é o sedan médio mais vendido, mas já teve dias melhores no mercado brasileiro
Toyota Corolla ainda é o sedan médio mais vendido, mas já teve dias melhores no mercado brasileiro Foto: Toyota Corolla ainda é o sedan médio mais vendido, mas já teve dias melhores no mercado brasileiro

A Toyota completará em janeiro 65 anos de atividades no Brasil, onde começou produzindo os modelos Land Cruiser e depois o famoso Bandeirante. Com a abertura comercial no início dos anos 1990, a marca resolveu trazer do Japão alguns modelos de sua linha para testar a receptividade do consumidor brasileiro. No Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 1992, a Toyota expôs o sedan médio Corolla, a picape Hilux, o SUV SW4 e o sedan de luxo Camry, modelos com importância na história da marca.

https://youtu.be/mrAY605CrsE

A história da Toyota no Brasil começou em janeiro de 1958, quando foi inaugurado o escritório da marca em São Paulo. No fim do mesmo ano, foi inaugurada a fábrica no Ipiranga, São Paulo, onde era montado o Land Cruiser, o primeiro utilitário-esportivo da marca comercializado no mercado brasileiro.

Em 1962, a fábrica foi transferida para São Bernardo do Campo (SP) e o Land Cruiser foi substituído pelo emblemático jipe Bandeirante. Depois disso, a história da Toyota no Brasil só cresceu, até que, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 1992, a marca resolveu aproveitar a abertura comercial do mercado nacional e trouxe do Japão alguns modelos para testar o interesse dos consumidores.

Foram expostos na mostra os modelos Corolla, Hilux, SW4 e Camry, dos quais foram comercializadas cerca de 2 milhões de unidades no mercado brasileiro ao longo de 30 anos. Eles ajudaram a Toyota a construir uma imagem de marca confiável, com modelos de qualidade e de pouca manutenção.

Depois da fase de importação, em 1998, a Toyota inaugurou a fábrica de Indaiatuba, no interior paulista, iniciando ali a produção do sedan médio Corolla, seu fenômeno de venda mundial. O modelo é um dos que completa agora 30 anos de Brasil, considerando desde a época em que era importado. Relembre um pouco da história do Corolla e dos outros modelos da marca que chegaram ao mercado brasileiro há três décadas.

Toyota Corolla 1992 prata de frente na terra
O primeiro Corolla chegou ao Brasil em 1992, ainda importado do Japão

Depois do Bandeirante, o Corolla virou referência da Toyota no Brasil

  • O Toyota Corolla foi apresentado no Brasil em sua 7ª geração e logo se tornou um sucesso de vendas.
  • Tem mais de 1 milhão de unidades comercializadas no mercado brasileiro desde o seu lançamento.
  • No latim, Corolla significa “Coroa de Flores”, representação das ideias de felicidade e triunfo.
  • Marcou presença forte no segmento de sedans médios, até então em franca ascensão na época.
  • Importado do Japão, o sedã chegou com motor quatro cilindros 1.8 16V com 115cv, injeção eletrônica, e transmissão manual de cinco velocidades na versão LE.
  • Tinha a opção de ser equipado com uma transmissão automática eletrônica com Overdrive.
  • No quesito segurança o Toyota Corolla trazia airbag e freios com assistência ABS.
  • Na linha 1995, a Toyota lançou o Corolla station wagon com motor 1.8L 16V.
  • No mesmo ano, o sedã ganhou a versão de entrada, DX, com motor 1.6, 106cv, e opções de transmissão manual de cinco marchas ou automática de três marchas.
  • Em 1996, a planta de Indaiatuba, localizada no interior de SP, começou a sair do papel.
  • A 8ª geração do Toyota Corolla chegou em 1997, nas versões GLi para o sedã e XLi para a station wagon, ambos equipados com motor 1.6 16V com 106cv e opções de transmissões manual de cinco marchas e automática de quatro marchas com overdrive.
  • Em setembro de 1998, o Corolla passou a ser fabricado na recém-inaugurada planta de Indaiatuba.
  • O sedã nacional passou por um facelift e adotou um pacote de equipamentos atraentes, trazendo sob o capô o motor quatro cilindros 1.8 16V de 116cv, com opções de transmissão manual de cinco marchas e automática de quatro marchas com overdrive, e versões XLi, XEi e SE-G.
  • O Toyota Corolla trazia de série airbag duplo, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitadores de força, cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os passageiros.
  • A 9ª geração do Corolla foi apresentada em 2002.
  • A carroceria station wagon retornou em 2004 com o Corolla Fielder, que depois ficou conhecido apenas como Fielder.
  • Na 9ª geração, em 2007, os modelos ganharam motor 1.8 16V VVT-i, de 136cv, com tecnologia flex.
  • A 10ª geração, lançada em 2008, traz a versão Altis com o inédito motor flex 2.0 16V de 142cv (g)/153cv (e).
  • Em 2012, o Toyota Corolla passou por um facelift, recebeu melhorias técnicas no motor 1.8 16V, elevando a potência para 139cv (g) e 144cv (e); e ganhou nova série especial e esportiva, a XRS, já como linha 2013.
  • A 11ª geração chegou ao mercado brasileiro em 2014 com distância entre-eixos 10cm maior, assoalho plano, transmissão Multi-Drive CVT e suspensão mais rígida.
  • Em 2017, como linha 2018, o Corolla trazia um design renovado, controle de estabilidade, tração, assistente de subida e sete airbags.
  • Na época, o sedan já havia recebido as cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP.
  • Em 2019, o Toyota Corolla atingiu a marca de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil.
  • No mesmo ano, foi lançada a 12ª geração do modelo, trazendo também o primeiro veículo híbrido flex do mundo.
  • As versões GLi, XEi e Altis eram equipadas com novo motor Dynamic Force 2.0L 16V de 177cv, injeção direta, aliado a transmissão CVT Direct Shift de 10 velocidades.
  • Já a versão Altis Hybrid tem motor flex 1.8 16V de 101cv e dois motores elétricos de 72cv, com potência combinada de 122cv, aliado a transmissão Hybrid Transaxle.
  • A versão GR-Sport, lançada em 2021, é equipada com o motor 2.0 flex Dynamic Force, suspensão diferenciada, com molas e amortecedores mais firmes, além de interior diferenciado.
  • Na linha 2023 todas as versões do Corolla trazem de série tecnologias de segurança ativa como o Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA), faróis altos automáticos (AHB) e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC).

Picape média Hilux se destaca pela robustez

  • A Toyota Hilux foi apresentada no Brasil em sua 5ª geração inicialmente trazida do Japão
  • A picape era equipada com motor quatro cilindros, a diesel, nas opções de cabine simples e dupla
  • Era um 2.4, com 83cv, ou o 2.8, de 88cv, nas opções de tração 4x2 e 4x4
  • Em 1997, a Toyota Hilux passou a ser importada da Argentina, após a instalação da planta de Zárate
  • Na linha 2002, a picape passou por novo facelift e recebeu novo motor turbodiesel 2.0 de 116cv, além de contar, pela primeira vez, com um propulsor quatro cilindros 2.7 16V, a gasolina, de 142cv
  • Já em 2005, a Toyota apresentou a 7ª geração da Hilux, introduzindo a transmissão automática
  • Nos anos seguintes, a Hilux ganhou novos equipamentos como ar-condicionado digital, computador de bordo, teve a suspensão recalibrada, e passou a contar com motorização flex
  • A 8ª geração da Hilux, lançada em 2015 como linha 2016, trouxe plataforma totalmente nova e mais reforçada
  • O motor 2.8 16V a diesel foi recalibrado alcançando 177cv, e foram incluídos três airbags (dois frontais e um de joelho para o motorista), nas versões cabine simples e dupla, e sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho – para o motorista), na versão SRX cabine dupla, fez com que a picape alcançasse as cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP
  • Em 2019, a Toyota apresentou a versão esportiva GR-S da Hilux, limitada a 420 unidades, com novo visual, representando o conceito da divisão Toyota GAZOO Racing
  • A nova versão esportiva ganhou em 2020 a nova motorização a gasolina, 4.0 litros V6, com 234cv
  • Em 2021, a linha recebeu atualização no motor a diesel, que passou a gerar 204cv
  • Na ocasião a picape ganhou controle de velocidade adaptativo (ACC) e frenagem automática de emergência na versão SRX
  • A versão GR-Sport agora tem motor a diesel de 224cv e 55kgfm de torque
  • A Toyota Hilux tem mais de 700 mil unidades vendidas no Brasil desde o início de sua importação e é líder absoluta entre as picapes médias

O VRUM mostrou as mudanças da linha 2015 dos Toyota Hilux e SW4

https://youtu.be/-FVvQ1N49U8

Um pouco da história do SUV grandalhão SW4

  • O SUV Toyota SW4 chegou ao Brasil em sua 2ª geração, também em 1992
  • Era equipado com tração 4x4, motor quatro cilindros 2.8 8V de 88cv
  • Depois, ganhou versões equipadas com motor quatro cilindros de 2.4 8V e 116cv, e o 3.0 litros V6 12V de 152cv a gasolina
  • A terceira geração do Toyota SW4 chegou em 1996 com o interior redesenhado e a opção de dois bancos adicionais na última fileira
  • Ganhou os motores 2.7 16V de quatro cilindros a gasolina, 152cv, o 3.4 24V V6 a gasolina de 186cv e 3.0 8V de quatro cilindros turbodiesel com 116cv
  • A partir de 2003, a 4ª geração do SW4 também passou a chegar importada da Argentina
  • Ganhou novos motores turbodiesel 3.0 16V de 163cv, opções de transmissões manual de cinco marchas ou automática de quatro
  • Depois, chegaram os motores a gasolina, quatro cilindros, 2.7 16V de 158cv e 4.0 24V V6 de 238cv nas versões de sete lugares, com opções de tração 4x4
  • Em 2012, o Toyota SW4 ganhou o motor quatro cilindros 2.7 16V com tecnologia flexfuel
  • A 5ª geração do SUV chegou no Brasil em 2016, trazendo motor a 2.8 16V quatro cilindros a diesel, de 177cv, e o 4.0 24V V6 a gasolina de 238cv
  • Nesta geração, o SW4 nas versões SRX vinham com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho – para motorista), também conquistando cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP
  • Em 2018, chegou a versão Diamond, que trazia mais itens de requinte, sofisticação e conveniência
  • Em 2021, o Toyota SW4 recebeu seu primeiro facelift, além de aumento de potência nas versões a diesel, com 204cv, inclusão de itens de segurança nas versões SRX, como controle de velocidade adaptativo e frenagem automática de emergência
  • Em 2021, houve ainda o retorno da versão Diamond e a introdução da versão GR-Sport, com ajustes de suspensão
  • Na linha 2023, o Toyota SW4 ganhou 20cv na versão GR-Sport, agora com 224cv
  • Ao todo, desde o início das importações, o SW4 já vendeu mais de 190 mil unidades em todo o país

Camry, o sedã topo de linha da Toyota

  • O Camry, sedã de luxo da Toyota, desembarcou no mercado brasileiro em 1992 com a promessa de trazer o máximo de tecnologia, segurança, conforto e conveniência
  • Na versão XLE trazia sob o capô o motor 3.0 24V V6 de 188cv e transmissão automática Overdrive
  • Em 1995, chegou a versão LE, com motor de quatro cilindros, 2.2 16V de 127cv
  • A 4ª geração, de 1997, ganhou novo design e novas configurações nas versões LE, com motor 2.2 16V de 131cv, e a XLE com um propulsor 3.0 24V V6 de 191cv, ambos com transmissão automática de quatro marchas com Overdrive
  • No quesito segurança, o sedã ganhou airbags laterais e zonas de deformação da carroceria especialmente projetadas para preservar a cabine dos passageiros em caso de colisão
  • O Toyota Camry ultrapassou todas as exigências dos rigorosos padrões internacionais de segurança automobilística, certificado pelo Insurance Institute for Higway Safety – IIHS, entidade norte-americana que atesta e fornece informações para seguradoras
  • Na 5ª geração, de 2003, o Camry ganhou computador de bordo, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva, e controle eletrônico de estabilidade (VSC)
  • A 6ª geração do Camry, apresentada em 2006 como linha 2007, trouxe design arrojado e alinhando com as tendências globais
  • A versão XLE vinha equipada com novo motor 3.5 24V V6 Dual VVTi, de 284cv, um ganho de 98cv se comparado a geração anterior, além de transmissão automática de seis marchas com comando sequencial
  • Nesta época, o Camry já superava as 10 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo
  • A atual 8ª geração, que chegou ao Brasil em 2018, foi desenvolvida sobre a nova plataforma modular da Toyota, a TNGA (Toyota New Global Architecture)
  • É equipada com motor de 310cv e transmissão automática sequencial de oito marchas
  • Este ano, a Toyota apresentou a versão híbrida do Camry, equipado com propulsor quatro cilindros 2.5 16V de 178cv, e três motores elétricos, de 120cv, que juntos oferecem potência combinada máxima de 211cv
  • O sedã ganhou ainda Alerta de Mudança de Faixa com Condução Assistida (LDA), Sistema de Pré-colisão Frontal (PCS), Assistência de Direção de Emergência (ESA), Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com alerta sonoro e visual e Faróis altos automáticos (AHB)
  • Além disso, o Toyota Camry atual conta com nove airbags
  • Desde o início de sua importação, o Camry teve mais de 7 mil unidades vendidas no Brasil.

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