A Toyota lançou versão Gazoo Racing para dois modelos no Brasil. Enquanto o projeto da Hilux GR-S, vendida por R$ 348.790, deu ênfase ao uso no fora de estrada, o Corolla Cross GR-Sport, a partir de R$ 188.490, ganhou apelo mais esportivo. Vamos das uma geral nos dois modelos?
Inspirada nas picapes que disputam o Rally Dakar, a Hilux GR-S já está na terceira geração. No visual, a grade recebeu o emblema GR junto ao logotipo da marca. As laterais trazem adesivos discretos na área inferior das portas, além de molduras pretas nas caixas de roda. Maçanetas, retrovisores e rack de teto também são em preto, em contraste com as cores da carroceria, disponível em preto, vermelho e branco. Essas duas últimas podem ganhar pintura em dois tons, com teto, capô e retrovisores pretos. As rodas de 17 polegadas calçam pneus de uso misto.
Do ponto de vista mecânico, a Hilux GR-S ganhou em performance do motor e uma suspensão mais robusta. O motor 2.8 a diesel recebeu um “tapinha”, passando a entregar 224cv de potência e 55kgfm de torque. A transmissão é composta pelo câmbio automático de seis marchas, com direito a trocas manuais por aletas, e sistema de tração 4x4 com reduzida e sistema de controle ativo. A picape ainda traz bloqueio do diferencial traseiro e assistente de descida. Na suspensão, as molas ganharam maior rigidez e amortecedores com diâmetro 30% maior.
O interior da Hilux GR-S tem bancos dianteiros combinando couro e suede, com costura vermelha. O revestimento do teto e as colunas são em preto. O painel traz uma placa de identificação com o número da unidade. A pedaleira é em alumínio e os tapetes exclusivos da versão. O sistema multimídia tem tela tátil de 8 polegadas, com direito a navegador nativo, câmera de ré e sistema de visão 360 graus.
O preço é salgado, mas ao menos o modelo oferece o sistema Toyota Safety Sense, que traz as funções de pré-colisão frontal, com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de desvio de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego e assistente de permanência de faixa. O pacote de equipamentos ainda tem sete airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de frenagem de emergência, controle de oscilação de trailer, faróis em LED, luzes diurnas em LED, faróis de neblina em LED, chave presencial, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Corolla Cross GR-Sport
Já o Corolla Cross ganha pela primeira vez a roupagem GR-Sport, que traz para-choques com desenho exclusivo, adesivos, spoiler e rodas em liga leve de 18 polegadas com contornos em preto. A carroceria pode ser em preto metálico, branco perolizado ou vermelho metálico, as duas últimas com o teto pintado em preto metálico, detalhe que acrescenta R$ 1.500 ao valor inicial. A versão ainda é identificada pelos emblemas GR na tampa do porta-malas e na lateral.
Por dentro, a nova versão do Corolla Cross tem bancos em couro e suede, também com costuras em vermelho e emblema GR no apoio de cabeça. O volante é revestido em couro com costura vermelha. O SUV compacto também tem placa de identificação no console central gravada com o número da unidade. O quadro de instrumentos tem display de 7 polegadas com o computador de bordo. Já a tela da central multimídia é de 9 polegadas, com espelhamento para smartphones e tablets.
Na mecânica, os aprimoramentos foram no projeto da suspensão, com a adição de um braço estrutural ligado ao chassi para dar maior rigidez ao veículo. O motor é o 2.0 Flex, que rende até 177cv de potência e 21,4kgfm de torque (quando abastecido com etanol), que trabalha em conjunto com um câmbio CVT que simula 10 marchas.
Já o pacote de equipamentos do Corolla Cross GR-Sport também agrega o Toyota Safety Sense, com as mesmas funções da Hilux, além de airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho, controle de estabilidade e tração, controle ativo de tração, assistente de partida em rampa e assistência à frenagem de emergência.