Ao que tudo indica, o segmento de caminhonetes intermediárias, no Brasil, ganhará uma nova participante da Toyota. Bom, pelo menos, foi isso o que sugeriu Leon Theron, vice-presidente sênior de vendas e marketing da marca na África do Sul, em entrevista à revista CarMag. E o novo modelo de picape não será nada mais que uma 'irmã menor" da Hilux.
Segundo o executivo, ainda não há nome definido, mas, por enquanto, ela é conhecida como Baby Hilux. Além disso, chegando no segmento das intermediárias, ela se tornará uma rival de modelos como a Fiat Toro, a Renault Oroch e a Ford Maverick.
Ainda de acordo com Theron, o plano é "ter uma referência em uma categoria abaixo (de picapes)", mas, ao mesmo tempo, manter a essência da Hilux. Dessa forma, a Baby Hilux continuaria sobre chassi e tendo tração traseira ou 4×4, mas seria incorporada a um projeto mais compacto e com preço mais acessível.
As rivais, por outro lado, ao invés de chassi, têm estrutura monobloco, além de tração dianteira ou integral.
Baby Hilux deverá chegar ao Brasil
A principio, a nova picape intermediária da Toyota, a Baby Hilux, será fabricada na fábrica da Prospecton em Durban, na África do Sul. A chegada no mercado deste país está prevista somente para 2026.
Segundo Shinichiro Otsuka, diretor de operações da Toyota na África do Sul, o projeto fará parte do pilar 'Industrialização na África' da Toyota. Sendo assim, a planta de Durban será a 'fábrica-mãe' que distribuirá peças e veículos para o resto do continente, incluindo a África Subsaariana.
E no Brasil? Bom, considerando que o país concentra um mercado promissor para as picapes, é bastante provável que a Baby Hilux chegue por aqui e nos demais mercados da América do Sul. Porém, isso ficaria para daqui alguns anos – depois de 2026, certamente.
- Hilux 6x6 é fundamental no combate a incêndios nos elétricos
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!