Há quase 60 anos a Toyota vende um sedan de luxo muito conceituado no Japão, o Century. Ao longo de toda essa trajetória, o modelo pouco mudou. No entanto, para deixar o veículo mais ao gosto do consumidor atual, a marca lançou uma versão SUV do Century, para não perder mercado para modelos europeus luxuosos que já lançaram seus utilitários esportivos, como o Rolls-Royce Cullinan ou o Bentley Bentayga.
O visual é interessante, com a grade e o centro do capô pronunciados, assim como os faróis de "dois andares" com quatro projetores. As linhas do Toyota Century SUV são retas, mas com arremates suaves. As laterais têm linha de cintura alta e caixas de roda pronunciadas, mas o que mais se destaca são as imensas portas traseiras, opcionalmente com abertura elétrica deslizante, já que o modelo é voltado para quem "roda" de motorista.
Uma das missões dessa carroceria SUV é justamente otimizar o tempo gasto em trânsito, seja para descansar - já que o banco traseiro totalmente reclinável permite que o passageiro de deite totalmente - ou para trabalhar. A preocupação com o conforto no Toyota Century é tamanha, que o habitáculo é totalmente separado do porta-malas. Existe um modo de condução, o Rear Comfort, em que a distribuição da força de aceleração e frenagem é distribuída de forma a não incomodar o "patrão".
Toyota Century SUV tem motorização híbrida
O Toyota Century SUV é construído sobre a conhecida plataforma TNGA, porém com um tratamento especial, principalmente quanto à rigidez. As dimensões do Toyota Century SUV são 5,20 metros de comprimento, 1,99m de largura, 1,80m de altura e 2,95m de entre-eixos.
A motorização é híbrida, combinando um V6 de 3.5 litros a gasolina com um elétrico (traseiro), com sistema de recarga plug-in (na tomada). A potência combinada é superior a 400cv, além de 50,6kgfm de torque. Já a transmissão tem câmbio automático tipo CVT e tração integral.
Com clientela restrita, a expectativa é vender 30 unidades do Toyota Century SUV por mês no Japão. O modelo mais luxuoso da marca é vendido em concessionárias selecionadas, e, curiosamente, não recebe a logomarca da Toyota, mas o emblema de uma fênix. O preço está na casa dos 20 milhões de ienes, algo na faixa dos R$ 850 mil.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!