A Toyota do Brasil confirmou, no domingo, falha no veículo Corolla Nova Geração, fabricado a partir de abril de 2008, em Indaiatuba (SP). Em nota oficial, a primeira sobre o caso, informou que "constatou que o mau posicionamento ou instalação incorreta do acessório genuíno, tapete do motorista, bem como o uso de tapete não genuíno incompatível com o projeto do veículo, pode afetar o retorno do pedal do acelerador". O Estado de Minas publica com exclusividade, desde janeiro, relatos de casos de aceleração espontânea, que basearam ação do Procon de Minas Gerais contra a montadora.
Entenda o caso
Cedendo à pressão dos órgãos de defesa do consumidor, a Toyota avisou que vai informar diretamente, "nos próximos dias", cada um dos proprietários do modelo sobre os procedimentos a serem adotados e que ?fará ampla divulgação? das novas ações. No esclarecimento, a montadora anuncia campanha de chamamento preventivo dirigida aos seus clientes, junto ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC). Essa espécie de recall consiste em prestar informação clara sobre a importância da correta forma de fixação do tapete e as consequências que representa o não cumprimento desse procedimento. Além disso, verificação completa do sistema de fixação do tapete no assoalho do veículo e eliminação de eventuais não conformidades.
Apesar das medidas de emergência, a montadora não admite que o veículo apresente qualquer risco ou defeito que cause aceleração involuntária. "A Toyota do Brasil reconhece o valor da participação ativa das entidades de Defesa do Consumidor neste processo e reforça o seu compromisso com a satisfação dos seus clientes", diz.
Com a venda proibida em Minas Gerais desde quinta-feira passada, motivada pela ação do Procon Estadual, o sedã Corolla é mais um na imensa lista de recall da Toyota, que enfrenta a maior crise da história automobilística mundial, com cerca de 9 milhões de unidades passíveis de defeito em todo o mundo. O Grupo de Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo (Gepac) ? formado por integrantes do DPDC do Ministério da Justiça, do Ministério Público de São Paulo e do Distrito Federal, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e Inmetro ? determinou que deve ser feito o recall de cerca de 110 mil unidades.
Sustos e acidentes com o sedã Corolla no Brasil são relatados desde o ano passado, quando consumidores informaram o problema aos concessionários e também ao fabricante. A reclamação comum é a aceleração repentina, enquanto o motorista pressiona o pedal do freio, que não responde e o carro segue acelerado. Desde outubro do ano passado a Toyota passou a costurar nos tapetes uma etiqueta alertando para o riso da má colocação, que poderia gerar o enroscamento com o pedal. Porém, a informação sobre o risco já constava no manual do mesmo modelo.
Entre os casos apurados pelo Estado de Minas está o da assistente social Noêmia Christine Resende, grávida de nove meses. "Avistei uma vaga, no sentido 45 graus, reduzi a velocidade e comecei a fazer a manobra de estacionamento, desacelerando o veículo. No momento em que acertei a direção e pisei nos freios, eles não responderam ao comando e o veículo acelerou bruscamente, fazendo barulho de alta rotação, causando a colisão frontal com o muro do supermercado", relatou.
Megarecall - Toyota paga pela teimosia.