No mês passado, alguns rumores começaram a circular sugerindo que uma nova caminhonete intermediária baseada no Corolla estaria sendo estudada pela Toyota. Mas, para os que sonhavam com ela, a felicidade durou pouco: este não é um plano da montadora no momento.
Em entrevista ao Automotive News, site de mídia estrangeiro, Dave Christ, vice-presidente e gerente geral da Toyota, revelou que a empresa não tem nada planejado no que diz respeito a essa suposta caminhonete Corolla.
"Não temos nada planejado. Não estamos anunciando nada aos revendedores. Nem direi 'ainda' porque isso sugeriria que isso está chegando"
Dave Christ, executivo da Toyota
Apesar disso, o executivo admitiu que a equipe tem observado de perto o sucesso da Ford Maverick nos Estados Unidos, bem como a demanda crescente do mercado por uma caminhonete menor da Toyota. Por lá, a menor picape disponível da marca é a Tacoma, que tem porte próximo ao da Hilux brasileira, uma caminhonete média.
Sendo assim, embora tenha cravado que não há nenhum plano no momento, o vice-presidente confessou que – provavelmente pela forte demanda – uma nova picape de porte menor é algo que a Toyota "analisa". Mesmo assim, isso estaria bastante distante e vago e, certamente, não teria nenhuma relação com o Corolla – ao contrário do que os antigos rumores estavam sugerindo.
E a picape Toyota Corolla da foto?
Mas se uma picape baseada no Toyota Corolla não é algo que, de fato, está no radar da montadora, que picape é essa da foto do topo da reportagem?
O veículo, que é basicamente um Corolla de geração antiga com uma caçamba no lugar da fileira de assentos traseiros e do porta-malas, é, na verdade, um protótipo projetado anos atrás pela divisão sul-africana da Toyota, conforme revelou um porta-voz da Toyota África do Sul.
Provavelmente, naquela época, a montadora estudava uma caminhonete baseada no sedan – o que, claramente, não vingou, já que nunca vimos nada perto disso tomando forma em nenhum mercado do mundo.
Apesar de ter sido flagrado recentemente, o veículo não está em desenvolvimento e o porta-voz foi enfático quanto a isso.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!