O SEMA Show, feira de fabricantes de acessórios pós-venda e veículos especiais, tem produtos para todos os gostos e todas as “tribos”. Entre os modelos criados pela Toyota para o motorshow, realizado anualmente em Las Vegas, está uma versão especial da picape Tacoma que faria a cabeça de muitos gamers. O conceito é voltado para aquele tipo especial de consumidor que deseja participar de atividades ao ar livre, mas não é necessariamente um adepto do escotismo. Para entreter esse entusiasta, a Toyota instalou telas de LCD espalhadas pelo carro, além de quatro consoles Xbox 360 Elite, versão mais completa do videogame de última geração da Microsoft.
Para virar uma verdadeira plataforma de jogos, o utilitário passou por uma reforma extensa ao encargo da oficina de preparação B.A.D. Company – Big American Dream – , ou o grande sonho americano, uma empresa especializada em criar carros para o cinema ou filmes publicitários. Os pilares centrais do habitáculo foram removidos, o que permitiu a instalação de imensas portas com abertura “asas de gaivota”, com iluminação embutida. Os bancos convencionais deram lugar a quatro bancos envolventes de competição fora-de-estrada instalados em suportes de alumínio que podem ser realinhados lado a lado, em um arranjo típico de uma fileira de assentos de um cinema.
Uma disposição criada para melhorar a experiência de jogar em rede, como no “shooter” Halo ODST, em que quatro jogadores podem competir no bem sucedido jogo de tiro. As sensações são intensificadas pelos quatro monitores de LCD de 24 polegadas em braços articulados, que podem ser enfileiradas a frente dos jogadores. O jogo pode ser acompanhado externamente em uma tela de plasma de 66 polegadas da Sharp posicionada em um apoio escamoteável na traseira da picape. É claro que a diversão não é garantida apenas pelos gráficos de alta-definição. Um sistema de som com dois canais, amplificadores e um subwoofer, com 2.150 watts de potência total irá, sem dúvida, mexer com a vida silvestre em volta. Para não interromper as longas sessões, os ocupantes também contam com um frigobar.
As cores externas, um tom de cinza combinado com verde e laranja, foi feito de acordo com as tonalidades utilizadas no Xbox. A combinação das três cores se repete no interior. Os faróis e lanternas ganharam máscaras escurecidas, um tom sombrio que é replicado pelas janelas com películas escurecidas e pela grade frontal totalmente preta.
Longe de oferecer apenas emoções virtuais, a picape cabine dupla, batizada como Tacoma All-Terrain Gamer, possui sob o capô um motor V6 4.0, o mesmo utilizado na SW4 argentina vendida no Brasil, mas com compressor volumétrico, intercooler e escapamento em aço inoxidável. Com esse “sopro” extra, o propulsor preparado pela Toyota Racing Development, TRD, é capaz de gerar 308 cv de potência e 46 kgfm de torque, o suficiente para acelerar de zero a 100 km/h em menos de 7 segundos. Esse kit está disponível em concessionárias dos Estados Unidos. As rodas são aro 16 com pneus “off-road” 295/75, que reforçam a capacidade aventureira da picape, que possui tração integral, reduzida e bloqueio eletrônico do diferencial.
A Toyota se apressa a dizer que o conceito foi pensado para os consumidores jovens da picape média que, após um dia de esportes no campo, precisam de um momento mais relaxante, embalado pelo videogame. Para confirmar essa intenção, esta Tacoma oferece um rack para duas “mountain bikes” na caçamba. A questão é se estas seriam tão utilizadas quanto os joysticks.