Nada oficial por enquanto, mas as concessionárias já afirmam estarem prontas para receber uma nova versão do Toyota Etios equipada com câmbio automático na linha 2017. A opção deve custar até R$ 5 mil a mais, conjugada com o novo motor 1.5 VVT-i e a velha transmissão do Corolla de quatro marchas.
Esteticamente muda alguma coisa? Sim. O painel deixou grande parte dos que participaram da clínica de avaliação com um belo sorriso no rosto. O carro cresceu em estilo de vida a bordo e essa será a segunda principal mudança depois da transmissão. Com a repaginada, o preço de entrada do Etios vai para a casa dos R$ 50 mil.
Estima-se que o propósito da Toyota seja vender confiança e durabilidade quando for questionada sobre o uso da defasada transmissão. E essa máxima é uma velha conhecida do consumidor por causa do custo benefício do produto na concecpção do antigo Corolla.
Quando for lançado, o Etios automático preencherá uma lacuna entre os hatchs compactos, antendendo pedidos da rede Toyota, que cobra um carro confortável mais em conta que o carro-chefe Corolla 2017. Concorrentes lançados na mesma época que o Etios – como Chevrolet Onix e Hyundai HB20 – contam desde o início com versões sem o pedal de embreagem. Por outro lado, o Etios não será o último a ganhar câmbio automático. O Nissan March e o sedã Versa ainda não apresentam a opção.
MAIS MUDANÇAS Criticado pelo visual e acabamento simples, o Etios também deve receber maior atenção da Toyota em relação ao conforto e conectividade com uma central de multimídia objetiva. Quanto ao design externo, vai mudar quando? Por enquanto só Deus sabe. A geração de compacto só renovará seu ciclo em 2018.