A Toyota divulgou um comunicado na última sexta-feira admitindo uma fraude no teste de segurança de alguns carros pertencentes à sua marca de veículos de baixo custo, a Daihatsu. A fraude envolve 76 mil unidades do Toyota Yaris na versão sedan produzida na Tailândia e 11,8 mil do compacto Perodua Axia. Ambos eram comercializados em mercados emergentes: o primeiro na Tailândia, México e Oriente Médio e o segundo na Malásia.
Além disso, o modelo Toyota Agya e um outro "em desenvolvimento", não identificado, também estiveram envolvidos na fraude.
O presidente da Toyota, Akio Toyoda, lamentou o ocorrido publicamente:
“A irregularidade da Daihatsu Motor Co. Ltd. é uma questão que diz respeito à segurança, que é o aspecto mais importante dos veículos. Consideramos isso um ato absolutamente inaceitável que trai a confiança de nossos clientes. Gostaríamos de nos desculpar sinceramente com nossos clientes em todo o mundo e todas as partes relacionadas pela inconveniente e preocupação que isso causou."
Akio Toyoda
Como aconteceu a fraude?
Em informação divulgada à agência Reuters, a Toyota afirmou que a fraude ocorreu em testes de colisão lateral, por meio da modificação de uma peça do veículo - mais especificamente o revestimento interior das portas.
A mudança proporcionava uma redução do risco de quebra da porta por impacto, de forma a reduzir também as chances de ferimentos aos ocupantes durante o acionamento do airbag lateral.
No entanto, o "pulo do gato" era que os carros com essa modificações foram somente aqueles enviados ao teste. Ou seja, a peça que garantia mais segurança não era replicada nas unidades que seguiam para a venda no mercado.
Segundo o presidente, ambas empresas, a Toyota e a Daihatsu, estão investigando a fraude. De acordo com ele, ainda não está claro quem, de fato, produziu as portas modificadas.
"Começaremos conduzindo uma investigação detalhada e coletando fatos minuciosamente para entender a situação, determinar a verdadeira causa e trabalhar diligentemente para evitar a reincidência.”
Akio Toyoda
A Daihatsu informou que descobriu a façanha por meio de uma denúncia e, em seguida, relatou o caso às agências reguladoras do setor e interrompeu, imediatamente, a distribuição dos modelos afetados pelo problema.
Além disso, felizmente, a Toyota afirmou que não recebeu, até então, nenhum relatório de acidentes relacionados à fraude.
E o Toyota Yaris brasileiro?
A fraude, certamente, não afeta o Toyota Yaris comercializado aqui, o qual é produzido na fábrica de Sorocaba (SP).
Entretanto, de qualquer maneira, o incidente provavelmente prejudicará os planos atuais da fabricante, que pretendia aumentar sua produção após o período turbulento da escassez dos semicondutores.
A iniciativa estava ligada a tentativa da empresa de alcançar a concorrência após ter perdido espaço para outras marcas por conta da falta de veículos elétricos em alguns mercados.
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