O concorrido segmento das picapes médias recebeu algumas novidades recentemente e tem outras prontas para chegar. É o caso da linha 2022 da Toyota Hilux, que está chegando ao Brasil trazendo mais itens de segurança e conveniência, ganhando mais poder de fogo contra a concorrência. O detalhe curioso é que a picape deixa de ser ofertada com o motor 2.7 flex e passa a ser disponibilizada apenas com o propulsor 2.8 turbodiesel. O modelo estará à venda nas concessionárias da marca a partir do dia 25 deste mês, mas já pode ser reservada em pré-venda nas principais capitais do país. Os preços vão de R$ 208.090 a R$ 306.990.
A Toyota Hilux lidera o segmento de picapes médias há um bom tempo. Neste ano, não está sendo diferente, já que o modelo ocupa o primeiro lugar do ranking, com 36383 unidades emplacadas no acumulado de janeiro a outubro, o que corresponde a 20,16% de participação. A Hilux deixa para trás suas principais concorrentes, que são Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok.
E para tentar ampliar ainda mais a vantagem em relação à concorrência, a Toyota resolveu implementar algumas modificações na linha 2022 da Hilux, mas sem fazer mudanças estéticas. Uma das novidades é que as versões SRX, SRV e SR passam a contar com ar-condicionado automático e digital de duas zonas. Com isso, passageiros da frente e de trás pode fazer diferentes ajustes de temperatura e ventilação.
No quesito segurança, a Hilux 2022 traz câmera de visão 360 graus (Panoramic View Monitor – PVM), mas que é exclusivo para versão SRX. O sistema identifica todos os movimentos ao redor do veículo, utilizando para isso uma câmera frontal, uma em cada lateral e uma traseira, abrangendo todos os ângulos da picape. Além disso, o sistema otimiza a visibilidade nos pontos cegos e usa linhas de referência que ajudam a delimitar a distância entre obstáculos.
Outro ganho na linha 2022 da Hilux foi a atualização do Toyota Safety Sense (TSS), que no sistema de pré-colisão frontal (PCS) passou a detectar também pedestres e ciclistas. Mas essa função também estará habilitada somente na versão SRX, única com TSS de série na linha. Esse sistema traz ainda Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA). A versão de entrada SR traz de série sensores de estacionamento frontal e traseiro.
Desde a versão cabine simples, a Toyota Hilux traz de série dois airbags frontais e um de joelho para o motorista, bloqueio do diferencial traseiro (com acionamento elétrico), freios ABS e sistema auxiliar EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem) nas quatro rodas, assistente de subida (HAC), controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (A-TRC) e luz de frenagem emergencial automática. Já nas versões cabine dupla, a Hilux é equipada com mais quatro airbags, sendo dois laterais e dois de cortina, sistema universal Isofix para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro e assistente de reboque.
CONJUNTO MECÂNICO Na linha 2022, a Hilux continua sendo disponibilizada em diferentes configurações, desde a versão chassi, de cabine simples, até a topo de linha SRX, de cabine dupla, agora apenas com motorização a diesel e tração 4×4. A Toyota não disponibiliza mais o motor 2.7 flex com potência máxima de 163cv e 24,9kgfm de torque, com tração 4x2.
O motor 2.8 litros turbodiesel ganhou, recentemente, um aumento de 15% de potência, chegando aos 204cv. Nas versões equipadas com transmissão automática de seis velocidades, o motor teve um ganho de torque de 11%, alcançando os 50,9kgfm a 2.800 rpm. Já as versões equipadas com câmbio manual de seis velocidades o torque foi mantido em 42,8kgfm a 3.400rpm. Para otimizar a performance da picape, a engenharia da Toyota usou um sistema de turbo com pás 25% maiores e uma válvula solenóide na direção, para deixá-la mais leve em baixas velocidades e mais firme em altas.
Todas as versões da Hilux trazem boas listas de equipamentos de série, mas as de cabine dupla contam com sistema multimídia com tela tátil de oito polegadas e sistema de navegação (GPS) integrado, TV Digital (somente nas versões SRX e SRV), rádio MP3, câmera de ré, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets por meio de Android Auto e Apple CarPlay. As novas versões da Hilux têm garantia de cinco anos ou 150 mil quilômetros (o que ocorrer primeiro). O modelo está disponível nas cores vermelho metálico, preto mica, prata metálico, super branco e branco perolizado (SRX).
VERSÕES E PREÇOS
Hilux SRX – R$ 306.990
Hilux SRV – R$ 273.990
Hilux SR – R$ 257.490
Hilux DC/C STD – R$ 230.590
Hilux S/C STD – R$ 215.490
Hilux C/C – R$ 208.090