A Toyota é a maior montadora do mundo quando se trata de volume de unidades produzidas, tem uma gama de modelos variada e está presente em todos os continentes. Mas ainda assim, não está livre de falhas e problemas que afetem sua cadeia produtiva. Nesta terça-feira (29), a empresa anunciou que parou a produção de veículos em 14 fábricas no Japão devido a falhas no sistema.
Veículos Toyota, Lexus e Daihatsu fabricados nessas unidades tiveram a produção suspensa devido a um mau funcionamento de sistema de computador. Tal falha levou ao impedimento do processamento de encomenda de peças, o que afetou 28 linhas de produção.
A Toyota trabalha com o método "just in time", que consiste em comprar matéria-prima de acordo com a demanda, de forma a não gerar estoque e produzir a quantidade exata planejada, sem desperdícios. Com atrasos na cadeia de abastecimento, esse sistema não funciona bem, já que a falta de componentes leva a uma dificuldade de produzir os automóveis.
O impacto da suspensão de produção
Acredita-se que esse problema de escassez terá um grande impacto, pois afetará a produção de cerca de 13 mil carros por dia ocioso, de acordo com cálculos da Reuters. Segundo a BBC News, essas fábricas correspondem a um terço da produção global da empresa.
A Toyota disse que o problema, que afetou apenas as suas fábricas no Japão, não parece ter sido causado por um ataque cibernético, mas que uma investigação está em andamento para apurar o caso.
A decisão impediu o processamento de pedidos de peças e forçou a paralisação de mais de 20 linhas de produção nesta terça-feira, disse a Toyota em comunicado, antes de anunciar a retomada da produção na quarta-feira em todas as fábricas.
No ano passado, a Toyota precisou suspender as atividades em todas as suas instalações industriais em território japonês devido a um ataque cibernético. A empresa é uma das maiores do Japão e suas atividades de produção têm grande impacto na economia do país.
A sua produção mundial ultrapassou os 5,6 milhões de veículos no primeiro semestre de 2023, um aumento de 10,3% face ao mesmo período do ano anterior e um recorde semestral para o grupo, segundo dados publicados no fim de julho.
Em 2022, pelo terceiro ano consecutivo, a Toyota voltou a ser líder mundial em vendas e neste ano fiscal espera obter 2,58 bilhões de ienes (US$ 17,6 bilhões ou R$ 86,1 bilhões) em lucro líquido.
Desde o ocorrido em 2022, a produção no país asiático aumentou em 29% no primeiro semestre deste ano.
Já no Brasil, a produção de nenhuma unidade foi afetada com a falha tecnológica e segue com funcionamento dentro do normal.
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