UAI

Toyota apresenta picape elétrica menor que a Hilux; confira modelo

Veículo tem visual futurista e estrutura monobloco

Publicidade
Conceito tem estrutura monobloco
Conceito tem estrutura monobloco Foto: Conceito tem estrutura monobloco

Após muitas especulações, a Toyota, finalmente, parece estar prestes a entrar no segmento das picapes intermediárias. Às vésperas do Japan Mobility 2023, que acontecerá de 26 de outubro a 5 de novembro, a montadora adiantou uma das novidades que apresentará no evento: a EPU, uma picape conceito elétrica, menor que a Hilux e com porte de Ford Maverick.

Seria ela a referida Baby Hilux, que movimentou a imprensa no início deste ano? Bom, não exatamente. Isso porque, apesar de ser, de fato, menor que a Hilux, o que justificaria o seu título "baby", a EPU, em termos de visual, não traz qualquer semelhança explícita com a picape média. Além disso, ao contrário da Toyota Hilux, que é feita sobre chassi, a EPU tem estrutura monobloco, além de motorização elétrica.

Até o momento, não foram divulgados números de desempenho, apenas das dimensões: pouco mais de 4,88m de comprimento, distância entre-eixos de 3,35m, largura de 1,80m e altura próxima a 1,80m também.

Apesar de ainda ser um protótipo, a EPU parece bastante próxima de se tornar um modelo de produção, especialmente se considerarmos o interesse que a Toyota tem demonstrado em entrar no segmento intermediário, em função do sucesso da Ford Maverick nos mercados estrangeiros. No mês passado, inclusive, a montadora desmentiu uma possível caminhonete intermediária derivada do Corolla, mas reconheceu a demanda crescente do mercado por uma caminhonete menor que a Toyota.

Visual da Toyota EPU

No que diz respeito ao design, a Toyota adotou na nova EPU uma pegada futurista, que chega a lembrar o Tesla Cybertruck, especialmente na coluna A, que é bastante inclinada, e nas linhas retas que enfatizam a robustez.

Na dianteira, os faróis se alongam e uma linha com iluminação pontilhada percorre a superfície lateralmente e, no centro, a marca preferiu usar o nome Toyota por extenso, ao invés do logotipo. É possível ver também o para-choque com falsas entradas de ar.

Na parte de trás, o destaque vai para a lanterna estreita, que, assim como o conjunto óptico frontal, se alonga lateralmente, indo de um extremo a outro. Outros detalhes incluem o acesso da caçamba para a cabine e a tampa dobrável do compartimento, com abertura em dois estágios, permitindo a acomodação de cargas mais compridas.

Lanternas traseira do conceito EPU.
Lanternas traseiras são bastante afiladas

No interior da Toyota EPU a pegada futurista é ainda mais evidente, com o volante do tipo "manche" e o painel escalonado que se divide em níveis. Em um deles, há uma tela digital para o painel de instrumentos e, no seguinte, outra grande tela para a central multimídia.

Interior do conceito EPU.
Volante é do tipo "manche"