UAI

Toyota planeja novo carro híbrido nacional, diz governador de SP

Afirmação foi feita após encontro com o CEO da Toyota Research Institute, Gill Pratt, durante o Fórum Econômico Mundial

Publicidade
SUV Yaris Cross pode ser uma das novidades da Toyota para o mercado brasileiro
SUV Yaris Cross pode ser uma das novidades da Toyota para o mercado brasileiro Foto: SUV Yaris Cross pode ser uma das novidades da Toyota para o mercado brasileiro

Concentrada no lançamento da nova versão reestilizada do Corolla, a Toyota mantém segredo sobre seus próximos passos. Por outro lado, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, acabou revelando uma das futuras novidades da fabricante japonesa no Brasil. Segundo as próprias palavras do governador, trata-se de um novo modelo de carro híbrido "mais acessível".

O novo chefe do Poder Executivo de SP se encontrou nesta quarta-feira (18) com o CEO da Toyota Research Institute, Gill Pratt, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.  

Toyota Corolla 2024
Toyota Corolla 2024 chega ao Brasil em breve (Imagem: Toyota/Divulgação)

De acordo com a Secretaria de Negócios Internacionais do Estado de São Paulo, os dois conversaram sobre o novo plano de investimento da Toyota nas fábricas da marca em São Paulo, o que envolveria a produção de novos modelos híbridos.

“Eles nos apresentaram um modelo com uma proposta mais sustentável. Falamos também sobre a possibilidade de tornar a tecnologia, que ainda é nova no país, mais acessível para toda a população”

Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo

https://youtu.be/ibVW6FdUrAs

Toyota quer motorização híbrida mais acessível

O comunicado afirma que um dos pontos discutidos abordava a necessidade de tornar a tecnologia híbrida mais acessível à população brasileira. Isso indica que pode ser produzido em breve nas fábricas da Toyota um novo modelo abaixo do Corolla Hybrid, que atualmente custa R$180.990 na versão Altis.

O provável carro seria, portanto, o sedã Yaris Ativ lançado em 2022 na Tailândia. Estreando uma nova geração, o veículo ganhará motorização híbrida em breve e traz a plataforma DNGA, voltada para mercados emergentes. Ele concorreria com o Honda City.

Toyota Yaris Ativ
Toyota Yaris Ativ

Outra possibilidade é a criação de um novo SUV compacto, que ficaria posicionado abaixo do Corolla Cross e competiria com os populares Honda HR-V, Jeep Renegade e Chevrolet Tracker. Esse veículo tomaria como ponto de partida o Yaris Cross europeu, de 2020, que é construído sob uma arquitetura semelhante à TNGA, utilizada pelos nacionais Corolla e Corolla Cross.

O comunicado do Governo de SP ainda confirma que o aporte seria também para adaptar veículos para receber também o etanol como combustível.