Que o Yaris ganhará uma versão SUV no Brasil - o Toyota Yaris Cross -, não é novidade. O modelo, inclusive, já tem previsão de chegada por aqui: no 2º semestre de 2024. Agora, flagras recentes do veículo rodando em solo brasileiro antecipam spoilers de seu visual.
O novo Toyota Yaris Cross será produzido na fábrica de Sorocaba (SP) e chegará em 2024 já como linha 2025. Nas imagens, flagradas pelo canal GT Autos do Instagram, ele aparece com camuflagem pesada, mas, mesmo assim, é possível ter ideia de alguns detalhes do design - especialmente da parte traseira, de onde ele foi fotografado.
As lanternas, por exemplo, se alongam longitudinalmente, invadindo as laterais. A estrutura é mais “quadradona” e o teto apresenta um leve caimento.
Na Ásia, o Toyota Yaris Cross já foi lançado, mas, por lá, ele é construído sob uma base modular da Daihatsu, marca de baixo custo da montadora japonesa.
Toyota Yaris Cross fica abaixo do Corolla Cross
O Toyota Yaris Cross se posicionará, no mercado brasileiro, logo abaixo do Corolla Cross híbrido. Dessa forma, a expectativa é que o novo SUV compacto tenha preços menores que o do seu subsequente, que parte dos R$ 200 mil, aproximadamente.
Da mesma forma, o novo SUV também deverá ter conjunto híbrido flex composto por motor 1.5 a combustão de 90cv e 12,3kgfm combinado a outro elétrico de 80cv e 14,4kgfm. A potência total combinada chegará perto dos 110cv. O câmbio será automático do tipo CVT.
Outra versão - mais barata - com motor 1.5 aspirado, com 106cv e 14kgfm, vai trabalhar em conjunto com um câmbio manual de 5 marchas ou um automático CVT.
No que diz respeito ao tamanho, o Toyota Yaris Cross brasileiro chegará perto do Hyundai Creta, que tem 4,29 metros de comprimento e 2,61m de entre-eixos. No caso do SUV japonês, serão 4,31m e 2,62m respectivamente - números um pouco maires que os do modelo vendido no exterior.
Além do Creta, o Toyota Yaris Cross chega ao mercado nacional para competir com o Chevrolet Tracker, Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross e Honda HR-V. Ele também poderá ser exportado para outros países da América Latina.
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!