UAI

Toyota Yaris Cross é revelado e será produzido no Brasil a partir de 2024

Revelado na Indonésia, o novo Toyota Yaris Cross híbrido flex começa a ser produzido em São Paulo já no ano que vem; veja fotos do novo SUV

Publicidade
Modelo é recém-lançado lá fora
Modelo é recém-lançado lá fora Foto: Modelo é recém-lançado lá fora

Foi revelado o novo SUV híbrido flex da Toyota: o Yaris Cross. Ao contrário do que se esperava, o modelo apresentado na Indonésia traz grandes diferenças da variante vendida na Europa. Produzido com uma plataforma mais simples, o novo SUV traz um porte maior do que o europeu, com 4,31 metros de comprimento e 2,62m de distância entre-eixos.

A Toyota anunciou que o novo Yaris Cross chega na Ásia com motor 1.5 de quatro cilindros a gasolina, capaz de desenvolver 105cv e 13,8kgfm de torque. Já as versões mais caras terão conjunto híbrido, que traz também o motor 1.5, que será incorporado ao modelo brasileiro. De acordo com a montadora, na versão híbrida o motor a combustão entrega potência de 90cv e torque de 12kgfm, enquanto o propulsor elétrico desenvolve 79cv e 14kgfm.

Quais as novidades no design do novo Yaris Cross?

Inspirado nos outros SUVs da Toyota, como Corolla Cross, RAV4 e o Highlander americano, o novo Yaris Cross traz grade frontal larga, faróis angulares, LED na parte superior e luz de neblina vertical. Além disso, o novo SUV apresenta um interior no estilo do Yaris sedan, com painel digital de sete polegadas e uma central multimídia com tela de 10,1 polegadas.

Em relação à tecnologia e segurança, o Yaris Cross conta com seis airbags, controle de estabilidade, monitor de ponto cego, freio de estacionamento eletrônico e sensor de estacionamento. Já sobre o porta-malas, o volume ainda não foi divulgado.

Será que vem para o Brasil?

Com investimento de R$ 1,7 bilhão na produção brasileira, o novo Toyota Yaris Cross começa a ser produzido junto com o Corolla Cross, nas fábricas de Porto Feliz e Sorocaba (SP). O novo SUV chega ao mercado nacional em 2024 para competir com o Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross e Honda HR-V. Além disso, pode ser exportado para outros países da América Latina.