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Tradição às avessas

Marca britânica do grupo BMW lança modelo conversível para duas pessoas com preço inicial de R$ 132.900. São duas versões, sendo a mais brava com motor turbo de 184cv

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Roadster é o primeiro Mini para apenas duas pessoas

Quando se pensa em roadster, os aficionados logo vão pensar em um conversível pequeno, com lugar para apenas dois e, em nome da esportividade, tração traseira. Só que o Mini Cooper Roadster é daqueles que rompem com a tradição duplamente. Para começar, tem tração dianteira, no que segue a tradição da Mini, porém muda a concepção do gênero. Em segundo lugar, é o primeiro Mini para apenas duas pessoas. O conversível começa a ser vendido no fim do mês, com preço inicial de salgados R$ 132.900 pedidos pela versão aspirada, de 122cv. Curiosamente, o Roadster S com o motor turbo de 184cv sai por apenas R$ 12 mil a mais, por R$ 144.950, ou R$ 151 mil quando equipado com o kit John Cooper Works, que não adiciona rendimento como de costume, mas apenas o kit aerodinâmico e rodas maiores. De qualquer jeito, a Mini espera vender mais de 100 unidades por ano.

 

Veja a galeria de fotos do Mini Cooper Roadster


A diferença de cavalaria é considerável: são 62cv (o equivalente a um popular 1.0), sendo que cada um desses sai por R$ 192. Não à toa, o Roadster S será o mais vendido. O 1.6 16V é o mesmo motor projetado pela BMW (controladora da Mini) com a PSA, mas gera apenas 122cv a 6.000rpm e torque de 16,3kgfm a 4.500rpm. Como o mais caro, o básico vem com câmbio automático de seis marchas, com trocas sequenciais. A aceleração aos 100km/h é cumprida em 10,5 segundos e a velocidade máxima fica nos 192km/h. Já o Roadster S ganha turbocompressor e chega aos 184cv a 5.500rpm e torque de bons 24,4kgfm de 1.600rpm aos 5.500rpm, que passam para 26,5kgfm com o overboost acionado, aumentando a pressão do turbo de 1 quilo para 1,2 quilo e ajuda o carro a ir aos 100km/h em 7,2 segundos e chegar aos 222km/h. O esquentado JCW de 211cv chegará apenas em 2013.

 

A capota de tecido tem acionamento manual e pode ser recolhida sem complicações

CORPINHO Números de carro grande, mas o fato é que o Roadster tem o mesmo porte do hatch: o modelo dispensa o banco traseiro, então marca 3,72 metros contra 3,69m do original, enquanto o entre-eixos mantém os 2,46m. Para dar um jeitão mais esportivo, a altura é de apenas 1,38m. O porta-malas leva 240 litros, contra 260l do cupê. A traseira embute spoiler, que pode ser acionado automaticamente após os 80km/h ou manualmente pelos que querem chamar ainda mais a atenção.

A capota de tecido tem acionamento manual. Nesse ponto, parece uma Alfa Romeo Spider das antigas: basta destravar a alavanca junto ao para-brisa e recolher a capota com o braço, escamoteando até ouvir um clique que indicará que ela está no lugar. Prático, mas os menos saudosistas vão preferir o acionamento elétrico, que chegará como opcional ainda no primeiro semestre. Aberto, o carrinho exibe barras de capotagem. Entre os itens de série, traz direção elétrica, ar-condicionado, trio elétrico, além de sensor de estacionamento traseiro, airbags frontais, laterais e do tipo cortina, freios ABS com EBD, controles de tração e de estabilidade e indicador de pressão dos pneus – do tipo run-flat, que rodam mesmo furados.

 

Para um esportivo compacto de dois lugares o Mini Roadster tem porta-malas razoável

CORRENDO O teste foi composto de duas voltas em circuito fechado, sendo que estava disponível apenas o Roadster S com kit JCW. Porém, o tira-gosto foi suficiente para notar que o Rodster não perdeu muito em aderência em relação ao cupê de mesma configuração, sempre na mão e com reações previsíveis. A suspensão é independente nas quatro rodas e ficou bem dura com os pneus 205/45 e rodas aro 17 – o S original tem pneus 195/55 e rodas aro 16. Mesmo com câmbio automático, com borboletas no volante, o Mini cumpriu todas as provas com entusiasmo. Nesse ponto, segue a linhagem dos roadsters em tudo, sem perder o DNA da Mini, que prega a combinação de motor transversal e tração dianteira. Uma tradição revisitada.

Jornalista viajou a convite da Mini

 

Interior mantém estilo retrô, com acabamento refinado e vários itens de série