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Novos projetos de lei sobre o trânsito: veja 5 ideias do novo Congresso

Ideias antigas reaparecem, mas novidades não deixam a desejar; foco é na segurança e praticidade

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"Faixa Azul" implementada na Avenida 23 de Maio pode se tornar realidade em todo o Brasil com o PL 150/23 Foto: "Faixa Azul" implementada na Avenida 23 de Maio pode se tornar realidade em todo o Brasil com o PL 150/23

O Congresso Federal foi renovado em 2023 e, com novos deputados e senadores na praça, chegaram também novos projetos. Você já sabe quais são as propostas legislativas relacionadas ao trânsito e ao universo automotivo? Confira no Vrum:

1- Projeto de lei permite que maiores de 16 anos encarem o trânsito

Pessoa com a mão no volante durante o trânsito.
Maiores de 16 anos podem estrear em breve no trânsito com o novo projeto de lei

De autoria do deputado Roberto Duarte (Republicanos-AC), o Projeto de Lei 314/23 altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), reduzindo de 18 anos para 16 anos a idade mínima para obter a Permissão para Dirigir (PPD).

O autor da proposta justifica dizendo que maiores de 16 anos já podem votar e participar ativamente da vida política nacional. Diante disso, ele considera “incongruente que ainda perdure a proibição de que jovens de 16 anos venham a conduzir carros ou motocicletas”.

Ainda segundo a proposta, os adolescentes portadores de Permissão para Dirigir estarão sujeitos às disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“É certo que o Código de Trânsito exige a imputabilidade penal, mas essa é uma exigência que precisa ser derrubada pois, se não é possível aplicar a lei penal, aplicável aos adultos, o Estatuto da Criança e do Adolescente já prevê a caracterização como ato infracional das condutas descritas como crime ou contravenção penal, o que inclui os crimes de trânsito”, argumenta o parlamentar.

A Câmara também analisa o Projeto de Lei 571/11, que autoriza maiores de 16 anos, desde que emancipados, a obter habilitação de motorista.

2- Projeto permite que Detrans criem áreas para “corredor de motos” no trânsito

Faixa Azul feita pela Prefeitura de São Paulo
Faixa Azul utilizada pela Prefeitura de São Paulo

Já presente em algumas vias da cidade de São Paulo, as áreas delimitadas para o corredor de motos podem se tornar mais comuns no Brasil a partir do Projeto de Lei 150/23, da deputada Renata Abreu (Podemos-SP).

O projeto altera o CTB para permitir que os órgãos estaduais de trânsito – Detrans – delimitem faixas específicas para o tráfego de motocicletas, motonetas e ciclomotores entre veículos, o chamado “corredor”.

A parlamentar exemplifica a proposta com o projeto piloto da Faixa Azul na Avenida 23 de Maio, na cidade de São Paulo. Segundo ela, a faixa é uma sinalização de segurança, localizada entre as faixas veiculares, com objetivo de organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motocicletas, para “pacificar e humanizar o trânsito da cidade.”

3 - PL criminaliza o atropelamento de cães e gatos nas ruas do país

Na foto, animais andam em rodovia. Se o projeto aprovado, motoristas terão de socorrer animais vítimas de atropelamento no trânsito, mesmo que não estejam envolvidos no acidente
Se aprovado, motoristas poderão ser duramente responsabilizados por atropelamento de animais

O Projeto de Lei 816/23 altera o Código de Trânsito Brasileiro para fazer com que as pessoas que atropelarem gato ou cão durante a condução de veículo automotor estejam sujeitas à prisão, de um a três anos, além de terem sua habilitação suspensa.

Segundo o projeto, a pena pode se agravar em 1/3 em alguns cenários:

  • caso o criminoso não tenha permissão para dirigir ou carteira de habilitação
  • caso o atropelamento ocorra em faixa de pedestre ou calçada;
  • caso o condutor deixe de prestar socorro ao animal, quando possível fazê-lo sem risco pessoal;
  • caso estiver conduzindo o veículo em excesso de velocidade.

O autor da proposta, deputado Célio Studart (PSD-CE), justifica a proposta: "O artigo 225 da Constituição Federal afirma que todos têm direito ao Meio Ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo."

4 - Projeto obriga criação de pontos de recarga para carros elétricos em rodovias federais

Eletropostos da Volvo no corredor entre São Paulo e Belo Horizonte, para recarga de carros elétricos. Esse carregador fica na cidade de São Gonçalo do Sapucaí (MG); matéria sobre emplacamentos de veículos híbridos e elétricos de 2022; para matéria sobre os híbridos e elétricos mais vendidos do Brasil.
Já existem alguns eletropostos da Volvo na estrada entre São Paulo e Belo Horizonte para recarga de carros elétricos

Protocolado no Senado Federal, o PL 392/23, de autoria da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), propõe que os postos de combustível localizados em rodovias federais sejam obrigados a ter pontos de recarga para carros elétricos.

O texto, em análise no Congresso, diz que a Lei de Diretrizes Orçamentárias deverá incluir ofertas de linhas de crédito para ajudar os empresários a viabilizar os carregadores elétricos nos postos. Quem descumprir a proposta estaria sujeito a multa, nos termos da regulamentação do setor de energia.

“Os carros elétricos são uma tecnologia cada vez mais promissora em prol de um mundo menos poluído e mais sustentável no trânsito. Esses veículos têm sido bem aceitos pela população em geral e vêm se tornando realidade sobretudo nas nossas maiores cidades”

Eliziane Gama, senadora da República

Segundo o projeto, os pontos de recarga de carros elétricos deverão estar funcionando em todos os postos a partir de 12 meses do início da vigência da nova lei, caso sancionada. O texto diz ainda que será função do Poder Executivo regulamentar as especificações técnicas dos equipamentos.

5 - Projeto isenta mototáxis de impostos na compra de motocicletas

Mototáxis vêm se popularizando no país com a expansão dos serviços de transporte por aplicativo no trânsito, como Uber e 99
Mototáxis vêm se popularizando no país com a expansão dos serviços de transporte por aplicativo, como Uber e 99

De autoria do deputado Albuquerque (Republicanos/RR), o PL 325/23 propõe que pessoas que trabalham como mototáxis e motofretes no trânsito sejam isentas do pagamento de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) na compra de motocicletas de até 250cm³.

Segundo o projeto, também terão direito às isenções as cooperativas de mototáxi e os motoristas profissionais impedidos de continuar exercendo a atividade por conta de destruição completa, furto ou roubo do veículo.

De acordo com o deputado, a atividade reduz os custos do transporte de pessoas e de produtos, sobretudo em transações feitas por meio de aplicativos. “Além disso, a atividade gera empregos no trânsito, especialmente para jovens”, acrescenta.

Fonte: Agência Câmara e Agência Senado

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