De Itú (SP) - A Troller apresentou o modelo 2019 do seu T4, equipado com tração 4x4, reduzida, e o mesmo motor 3.2 litros a diesel e câmbio manual de seis marchas. O jipe também não traz alterações no visual, preservando suas linhas robustas, mas passa a ser vendido em duas novas cores – vermelho Toscana e cinza Moscou –, além de central multimídia JBL Harmann CP100 com tela tátil. Os preços vão de R$ 133.706, com pintura sólida, a R$ 134.546, com pintura metálica ou perolizada. O modelo será exibido no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, junto ao conceito TX4, que é uma versão diferenciada do jipe da Troller.
A Troller é uma fábrica 100% nacional. Foi fundada no Ceará em 1997, e em 2007 foi adquirida pela Ford. A primeira geração do T4 sob o comando da marca do oval azul foi lançada em 2008, e em 2014 o modelo passou por mudanças significativas no visual, ganhando linhas mais modernas. As vendas do T4 são tímidas e v~em caindo nos últimos anos. Em 2015, foram vendidas 2.019 unidades, caindo para 1.542 em 2017. Este ano a empresa espera vender 1.500 unidades.
O modelo 2019 não traz qualquer mudança no visual ou no conjunto mecânico, e continua sem airbags, já que a Troller se aproveita do fato de a legislação brasileira não exigir as bolsas infláveis em veículos off-road. Falha grave. O destaque então passa a ser a central multimídia JBL Harmann, que conta com rádio AM/FM, conexão Bluetooth, comandos de voz, entrada USB, e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O sistema traz ainda dois pré-amplificadores e câmera de ré, que é opcional.
Além das duas novas cores, o Troller 2019 é vendido nas cores sólidas vermelho Arizona, branco Diamante, preto Mendoza e amarelo Dakar, além das metálicas azul Maresias e prata Geada, e da perolizada verde Maragogi.
FORÇA TOTAL Um dos atrativos do Troller T4 é, sem dúvida, o seu conjunto mecânico. O motor 3.2 litros, cinco cilindros em linha, com seus 200cv e 47,9kgfm de torque entre 1.750 e 2.500rpm, dá conta fácil dos 2.140 quilos do jipe. O bom torque em baixas rotações faz do T4 um pequeno trator, capaz de superar obstáculos com muita desenvoltura. O motor é acoplado a um câmbio manual de seis marchas bem escalonadas, mas tem os engates extremamente duros e não muito precisos, exigindo força no braço e atenção nas mudanças.
Além disso, o Troller T4 revela rapidamente sua aptidão para o fora de estrada, seu hábitat natural. O modelo tem no console um seletor com as opções 4x2, para trafegar no asfalto; 4x4 high, para estradas de terra e terrenos escorregadios; e 4x4 low, para trilhas mais pesadas. O modo 4x4 high pode ser acionado estando o veículo a uma velocidade de 120km/h. Já o 4x4 low só deve ser acionado com o veículo totalmente parado. O jipe conta ainda com diferencial traseiro autoblocante e sistema de bloqueio Track-Lock, que transfere o torque para a roda que estiver com maior aderência.
Os ângulos de entrada e saída são de 51 graus, e o ângulo de transposição de rampa é de 30 graus. O jipinho tem capacidade para superar aclive máximo de 45 graus e inclinação lateral de 40 graus, além de atravessar áreas alagadas com até 800mm de profundidade. É um veículo off-road valente e divertido, que transmite a sensação de confiança quando o motorista se arrisca em aventuras mais radicais em terrenos irregulares.
O modelo 2019 é equipado com freio a disco nas quatro rodas, com sistema ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), rodas de alumínio de 17 polegadas e pneus 265/65 R 17 de uso misto, teto solar duplo, aerofólio traseiro, bagageiro com barras tranversais ajustáveis, estribos laterais integrados, faróis de neblina, espelhos retrovisores elétricos, para-choque com pontas removíveis, protetor frontal integrado, local para instalação de guincho e pontos de ancoragem de manilha.
O interior, que tem acabamento simples e prático, com predominância de plástico duro, destaque para o computador de bordo com sete funções e ar-condicionado automático digital de dupla zona. Os bancos são revestidos em vinil, fácil de limpar. O Troller T4 não é um veículo dos mais confortáveis e pouco indicado para o uso diário em cidades. Ele traz uma linha de mais de 100 acessórios, que inclui snorkel, guincho, para-choques de aço, pneus lameiros Mud, estribos de aço e bagageiro, e protetores de cárter, câmbio, caixa de transferência, tanque de combustível e escapamento.
CONCEITO No Salão do Automóvel a Troller vai mostrar também o conceito TX4, que nada mais é que o T4 com a carroceria em duas cores, rodas especiais e alguns acessórios. Os executivos da marca não descartam a possibilidade de o conceito virar uma série especial em futuro próximo. A Troller vai apresentar também um conceito futurista em forma de holograma, que foi criado como exercício de design para testar a reação do público.