UAI

Voyage, Siena, Fit e outros modelos não poderão mais rodar na Uber

Baseando-se em pesquisas com usuários e análises do mercado automotivo, a Uber atualizou a base de carros aceitos na plataforma

Publicidade
O prazo para o cumprimento da decisão será de seis meses
O prazo para o cumprimento da decisão será de seis meses Foto: O prazo para o cumprimento da decisão será de seis meses

A Uber divulgou que está atualizando algumas de suas diretrizes que dizem respeito aos veículos que podem rodar pela plataforma. As mudanças, no entanto, aconteceram somente para as categorias Comfort e Black, as quais passarão, a partir do ano que vem, a ter novas exigências referentes aos modelos de carros permitidos.

Segundo a plataforma, as alterações buscam "melhorar a experiência dos parceiros e seus passageiros com as categorias premium" e, assim, aumentar a demanda por esses serviços. Além disso, a Uber também revelou que realizou a atualização da base de carros aceitos nas referidas categorias baseando-se em "pesquisas com os usuários e análises da evolução do mercado de automóveis".

Em primeiro lugar, vale lembrar que no Uber Black e Comfort são permitidos apenas carros com ar-condicionado, quatro portas e cinco lugares no mínimo. No caso do Black, o veículo precisa, ainda, ser de alguma dessas seguintes cores: preto, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branco. O ano de fabricação limite varia de acordo com a cidade, mas, de forma geral, fica entre 2013 e 2016.

Além disso, como dito anteriormente, o modelo do carro também é decisivo nessas duas categorias, as quais costumam disponibilizar carros maiores e mais espaçosos. E com a recente atualização da empresa, este requisito ficou ainda mais rígido. Confira, abaixo, a nova lista dos modelos barrados para o Uber Black e Comfort:

Uber Black: modelos que não poderão mais rodar na categoria a partir de 2024:

Na categoria Black, a Uber classificou novos modelos de carros como "não compatíveis". Dentre eles, alguns dos mais famosos são o Ford Focus, Toyota Corolla Fielder, Toyota Hilux, Peugeot 2008, Peugeot 408, Peugeot 508, Honda CR-V, Suzuki Vitara e Grand Vitara, Mitsubishi Pajero TR4, Ford Edge e Ford Territory.

Demais modelos incluem: Land Rover Freelander, Audi RS 7, Citroën C4L, Citroën C5, Renault Fluence, JAC Motors T6 e Lifan X60.

Uber Comfort: confira os modelos barrados

Ao mesmo tempo, para rodar na categoria Uber Comfort, o veículo, além de estar dentro das exigências citadas anteriormente (ter ar-condicionado, quatro portas e cinco lugares no mínimo), não poderá ser um Ford Fiesta sedã, Honda Fit, Honda CR-V, Chevrolet Blazer, Chevrolet Cobalt, Ford Edge, Ford Focus, Ford Ka sedã, Volkswagen Voyage, Porsche Cayman, Fiat Doblò, Fiat Siena, Fiat Idea, Caoa Chery Tiggo 7 e 8 Pro.

Além destes, outros modelos barrados foram o Land Rover Freelander, Chevrolet Joy Plus, Ford Territory, Lexus ES, Fiat Bravo, Grand Siena, Siena Attractive, Citroën C4 Pallas, Citroën C5, Geely EC, JAC Motors J5, JAC Motors J6, iEV20 e Lifan 530.

E quanto ao Uber X?

Quanto à categoria mais básica, a Uber X, vale lembrar que as regras permanecem as mesmas: são aceitos apenas carros com ar-condicionado, quatro portas, cinco lugares e com, no máximo, 10 anos de fabricação (em algumas cidades o limite é de 8 anos).

Isso significa que, já em 2024, na maioria das cidades brasileiras, serão permitidos carros de, no máximo, 2014.