Embora não conte com o mesmo prestígio do SEMA Show, o Salão de Essen na Alemanha reúne algumas criações de preparadoras europeias que não devem nada às do evento de Las Vegas. É o caso do Corvette C6 preparado pela alemã LOMA-Performance que, após algumas modificações, ganhou ares mais sombrios com a versão BlackforceOne. O nome de batismo, que brinca com o AirforceOne, o Boeing 747 presidencial dos EUA, deixa claro que esse ícone norte-americano passou realmente para o “lado negro da força”.
O modelo foi baseado sobre a versão normal do esportivo da Chevrolet. O que mais chama a atenção é a grande largura do BlackforceOne, que ostenta 2 metros de distância de um para-lama ao outro, contra 1,79 m do Corvette original. Essa expansão foi possível pela adição de arcos de para-lamas em fibra de carbono, mesmo material em que são feitas as saias laterais, o spoiler dianteiro e o extrato traseiro, com luzes de ré em LEDs. O spoiler traseiro é opcional e pode ser removido, enquanto os faróis com aros luminosos que se fazem de luzes diurnas anunciam que algo ameaçador está vindo. O kit completo de carroceria pode ser instalado em qualquer versão do carro, o que inclui as mais brabas Z06 e ZR1.
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A potência do motor V8 LS3 de 6,2 litros nunca foi questionada. Ainda assim, a LOMA resolveu extrapolar. O oito cilindros recebeu a sobrealimentação de dois turbocompressores. Com esse empurrão extra, o propulsor passa a gerar 794 cv de potência, contra 435 cv do original. Em medições foi verificado que 675 cv são despejados de fato nas rodas. Para transferir tamanha força para o eixo traseiro, a oficina equipou o bólido com embreagem e eixo cardã de fibra de carbono. Tudo para fazer de zero a 100 km/h em apenas 3,4 segundos, com 330 km/h de velocidade máxima, números capazes de rivalizar com superesportivos italianos. E que deixam para trás até mesmo o ZR1, que fica nos 320 km/h.
O comportamento dinâmico não foi desprezado e o Corvette BlackforceOne recebeu um jogo de suspensão com múltiplos ajustes, que permitem escolher desde a taxa de compressão dos amortecedores à rigidez das barras estabilizadoras. As bitolas são mais largas, 8 cm a mais na dianteira e 14 cm na traseira. E para-lamas musculosos pedem pneus igualmente avantajados. As rodas fornecidas pela OZ Racing são de 19 polegadas na dianteira, com pneus 275/30, enquanto a traseira conta com um conjunto aro 20, com pneus 335/25. Para desacelerar tamanho entusiasmo, o modelo pode receber um kit de freios com discos de fibra de carbono/cerâmica, o que também ajuda no alívio de peso em 15,5 kg na dianteira e 10 kg na traseira.
As cores disponíveis evidenciam as más intenções do carro. São tons com acabamento fosco, como preto, branco e um cinza inspirado no utilizado pelo caça Eurofighter, mas que remete a qualquer avião de combate “stealth” (furtivo, ou com baixa assinatura de radar). O interior também foi personalizado. Os painéis das portas tem acabamento em fibra de carbono, enquanto partes do habitáculo foram revestidas em couro tipo Alcântara, material acamurçado que também envolve o volante esportivo. Os bancos são especiais, com metade da espessura dos tradicionais, e prendem os ocupantes graças às abas laterais pronunciadas.
O BlackforceOne tem produção limitada a apenas 25 unidades, todas numeradas. O preço do veículo completo parte de poucos convidativos 190 mil euros, cerca de R$ 500 mil.
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