Poucas marcas generalistas têm uma identidade de estilo tão forte quanto a Volkswagen. A marca alemã dota todos os seus modelos de um estilo comum e com o novo Touareg 2011 não poderia ser diferente. O carro foi apresentado em um evento em Munique, antes mesmo do Salão de Genebra. O desenho da segunda geração do utilitário esportivo de luxo foi inspirado completamente na sexta geração do Golf, apresentada em setembro de 2008, no Salão de Paris. As linhas se afastam do usual predomínio de retas com extremidades arredondadas características da marca.
O Touareg 2011 ostenta uma linha de cintura mais sinuosa, o que nos deixa antever o estilo que dará origem ao novo Porsche Cayenne, seu companheiro de plataforma. Mas permanecem traços do DNA da VW, como as largas colunas traseiras. A modernidade salta aos olhos nos faróis alinhados à grade, que abusam dos pontos em LEDs. É uma intervenção que renovou por completo o apelo do modelo, que apareceu em sua encarnação original no distante ano de 2002 e passou por uma reestilização cinco anos depois.
Veja mais fotos do Volkswagen Touareg 2011!
Em dimensões, o Touareg cresceu 4 centímetros no comprimento e no entre-eixos, com 4,75 m e 2,90 m, respectivamente. A largura, por sua vez, permaneceu em 1,92 m, enquanto a altura diminuiu em 2 cm, para 1,72 m. E não foi apenas em estilo que o Touareg se adequou aos novos tempos. De acordo com a Volkswagen, o "jipão" é 200 kg mais leve e 20% mais econômico do que o anterior. A dieta de peso não é tão difícil, dado que o anterior pesava em torno de 2.300 kg a 2.600 kg, um verdadeiro peso-pesado. Para reforçar esse recém-encontrado apelo ecológico, o utilitário fez a sua estréia em uma versão híbrida, que havia sido prometida para a primeira versão.
Base mecânica
Mecanicamente, a nova geração chega com um câmbio automático de oito marchas e três novas motorizações. O grande destaque é a versão híbrida, a única disponível com um motor a gasolina. É um V6 3.3 com compressor volumétrico, que gera sozinho 333 cv de potência e 52,5 kgfm de torque. Conjugado a um motor elétrico de 47 cv, o Touareg Hybrid conta com 380 cv e 59,1 kgfm, que o levam de zero a 100 km/h em apenas 6,5 segundos, com uma velocidade máxima é de 240 km/h. O SUV pode rodar apenas com eletricidade em velocidades de até 48 km/h.
Veja o vídeo com os detalhes de estilo do Touareg 2011:
O Touareg básico, que deve responder pela maior parte das vendas, é impulsionado por um motor V6 3.0 TDI, um turbodiesel capaz de entregar 240 cv de potência e 55,9 kgfm de torque, com um consumo médio anunciado de 13,4 km/l. Para os que desejam mais poder sob o capô, há a opção mais vigorosa de um V8 4.2 TDI, que despeja 340 cv e 81,7 kgfm. De acordo com a Volks, esse poderio não influi no consumo, de razoáveis 10,9 km/l de média. Os números contidos são em parte explicados pelo sistema Start/Stop, que desliga o motor automaticamente em paradas e o religa ao se pisar no acelerador.
Fora-de-estrada
A versão híbrida se vale do sistema 4Motion de tração, que não conta com reduzida. As configurações a diesel são mais aventureiras e contam com uma versão Escape dotada de tração integral mais robusta. Batizado como 4XMotion, o sistema permite uma maior redução das marchas, além de bloquear completamente os diferenciais central e traseiro, garantindo uma distribuição exata de força para cada eixo e roda. Há cinco opções de ajuste.
Veja o vídeo que exibe a aptidão off-road do Touareg no deserto:
O primeiro é voltado para o asfalto, enquanto o segundo é off-road, mas ajusta todos os parâmetros automaticamente. O terceiro retém as marchas, impedindo que elas sejam aumentadas no modo manual. Para aplicações mais pesadas, o quarto estágio bloqueia o diferencial central, enquanto o quinto faz o mesmo com o diferencial traseiro.
Conforto a bordo
Em se tratando de um utilitário esportivo, o Touareg não poderia evoluir apenas externamente. O habitáculo foi completamente renovado. O refinamento fica claro nos revestimentos em couro, com acabamento de madeira ou alumínio. No painel se destaca uma grande tela de LCD sensível ao toque, que permite o controle de variadas funções do carro. O espaço interno abriga cinco ocupantes. De acordo com a marca, os passageiros traseiros foram beneficiados pela adoção de um banco deslizante longitudinalmente. O porta-malas comporta bons 580 litros.
Veja o vídeo com os detalhes do interior do Touareg 2011:
O conforto é beneficiado por alguns opcionais. Como a suspensão a ar adaptativa, que compensa o adernar de carroceria inerente a utilitários com alto centro de gravidade. Outro conforto digno dos melhores sedãs de luxo é o sistema de bancos com massageadores elétricos. Em segurança o Touareg pode ser equipado com faróis adaptativos, que baixam o facho ao detectar outro carro vindo em sentido contrário, além de alerta de pontos cegos, que impede que um veículo passe desapercebido do condutor. Tudo para competir no estratificado segmento dos SUV de luxo. A produção começa em junho na Europa, com as primeiras entregas em agosto.