UAI

Universo do rock inspira séries limitadas na indústria automotiva

Publicidade
Foto:


A rebeldia e a atitude do rock and roll sempre estiveram associadas ao universo dos carros. Alguns astros de bandas, como Brian Johnson, do AC/DC, Nick Mason, do Pink Floyd, e James Hetfield, do Metallica, não escondem essa paixão sobre quatro rodas. Pensando assim também algumas fábricas de automóveis produzem séries especiais de seus modelos com o respectivo tema. Algumas dessas séries são disponibilizadas aos consumidores em maior escala e muitas vezes somente um exclusivo veículo é produzido. A banda de funk rock norte-americana Red Hot Chili Peppers, que se apresentou ontem no Rock in Rio, não foge à regra carro e rock. Os integrantes da "pimenta californiana" foram vistos na sua passagem pelo Brasil a bordo de dois sofisticados modelos da marca alemã Audi: um potente sedã A7 e um utilitário-esportivo Q7.



TRINTÃO

Gol Rolling Stones

O Gol Vintage foi criado para celebrar os 30 anos do carro mais vendido do Brasil. A edição especial do campeão de vendas da Volkswagen, lançada no início deste ano, teve apenas 30 unidades comercializadas voltadas para colecionadores e sob encomenda. Com pintura branca, faixas pretas no capô, laterais, teto e tampa do porta-malas, tem acabamento exclusivo e rodas de liga leve de 16 polegadas. O maior atrativo ficou por conta da guitarra Tagima Stratocaster (com as cores do carro) e um amplificador, personalizados e armazenados dentro do porta-malas. Em 1995, para comemorar a apresentação dos Rolling Stones no Maracanã, pela turnê Voodoo lounge, a segunda geração do Gol teve sua primeira série especial, batizada com o nome da banda.

MASCARADOS

Quatro unidades do Mini Countryman, inspiradas nos quatro integrantes da banda nova-iorquina Kiss, foram leiloadas recentemente pela Unicef para ajudar crianças no Japão, vítimas dos terremotos e tsunamis. Cada veículo foi devidamente identificado com a respectiva máscara usada pelos componentes nos shows e recebeu o autógrafo de cada um deles. O valor arrecadado pelo leilão dos carrinhos com as marcas registradas de Gene Simmons, Paul Stanley e companhia foi de US$129 mil.



MERCURY

Para celebrar o que seria o 65º aniversário do ex-vocalista do Queen, Freddie Mercury, no dia 5, a montadora britânica de carros esportivos Lotus criou uma edição especial do modelo Evora S, chamada de Freddie Mercury Edition. Com pintura branca perolizada e faixas vermelhas e amarelas no teto e capô, o bólido tem em seu interior o revestimento nas cores amarela e preta, as mesmas do figurino do cantor usado na turnê A kind of magic, de 1986. Atrás dos bancos, a bandeira do Reino Unido com uma coroa real ao centro completa a personalização. O Evora S foi leiloado e teve a quantia revertida para a instituição Mercury Phoenix Trust, que trabalha no combate à aids.



GUITARRAS


A Renault e a fábrica de guitarras americana Gibson se uniram para criar um carro-conceito baseado no Gordini Wind. Produzido para exposição, foi revelado em agosto no festival parisiense Rock en Seine. O carro tem as cores azul e branca, assim como o revestimento interno, com inscrições do logotipo da Gibson por vários locais, e bancos com detalhes de seis cordas costuradas à mão. Foram expostas no evento também cinco guitarras do clássico modelo SG, igualmente personalizadas. Uma delas foi dada como prêmio numa competição de solos no festival francês.



BEATLE

Em 2005, a Lexus, divisão de veículos de luxo da Toyota, então patrocinadora da turnê norte-americana de Paul McCartney, decidiu criar o modelo RX400h Paul McCartney Special Edition. A finalidade do modelo exclusivo era arrecadar fundos para a Adopt-a-Minefield, entidade envolvida na missão de engajamento e conscientização do problema global das minas terrestres e suas consequências. Pela parte externa desse luxuoso utilitário-esportivo foi reproduzida à mão na lateral a pintura do famoso baixo Hofner 1962 usado pelo ex-Beatle durante a carreira e sua assinatura. Outros elementos na parte interna também remetem ao músico, como os bancos sob medida, com a imagem de seu amplificador Vox, e a alavanca de câmbio que lembra o clássico microfone Shure 55 Unidyne.

Audi A7 foi um dos carros escolhidos pelo Red Hot Chili Peppers para rodar no Brasil