Para um mercado no qual os consumidores são movidos pelas novidades, os fabricantes fazem o que podem para responder a este anseio. Tanto que quase todos quando lançam um novo modelo já programam uma reestilização para três anos depois. E a Fiat, que no mercado tem a fama de mudar o visual de seus carros muito rápido, desta vez esperou até mais que isso para reestilizar o Uno, que foi lançado em maio de 2010. O compacto com visual repaginado será apresentado em agosto com mudanças na dianteira, traseira e interior totalmente remodelado.
O Fiat Uno 2015 já é produzido em pré-série foi flagrado sem camuflagem por nossa reportagem rodando na área interna da fábrica da marca, em Betim. A versão fotografada é a aventureira Way, que desta vez terá os para-choques pintados.
Na dianteira, o compacto ganhou novo para-choque, faróis, para-lamas e capô. O para-choque continua com a grande entrada de ar, porém, em vez de ter uma única abertura, a nova peça é dividida em duas partes. Os quadradinhos tão famosos foram mantidos e agora estão destacados na grade, que ganhou um aplique preto. O logo Fiat está mais destacado, sendo contornado pelo capô, que conta vincos mais profundos em direção aos faróis. Já os faróis auxiliares estão um pouco mais altos e destacados. No caso da versão Way, os faróis têm máscara negra e o para-choque agora é pintado, como nas demais versões.
TRASEIRA As mudanças são tímidas. As lanternas continuam como estão, mas ganharam um grafismo com desenhos no estilo de peças vendidas em lojas tunning. A maior alteração é o para-choque, que foi todo redesenhado, ganhando uma barra preta que continua abrigando a placa e com os refletores mais estreitos.
DE LADO Nas laterais, as únicas alterações são as fechaduras, que agora formam uma peça única com a maçaneta, e os retrovisores, que mantêm quase o mesmo formato, mas, ganhando os repetidores de seta. As molduras dos para-lamas do Way foram mantidas.
INTERIOR A grande novidade do Uno 2015 está na cabine, que passou por reformulação completa. Os comandos dos vidros elétricos foram retirados do painel e instalados nas portas, sendo que desta vez o Uno poderá ser equipado opcionalmente com vidro elétrico nas quatro portas. O volante foi trocado e estão incorporados os comandos multifuncionais. O painel foi todo redesenhado e conta com desenho que mescla detalhes dos painéis do Palio e do Punto. As saídas de ar laterais vieram do Palio e as centrais agora são verticais, instaladas ao lado do rádio. Aliás, desta vez o painel do Uno poderá abrigar, além do rádio normal, uma central multimídia.
MOTORES Na motorização, nenhuma mudança. Os atuais 1.0 e 1.4 EVO serão mantidos e a única novidade será a adoção do câmbio Dualogic Plus para as versões com motorização 1.4. Especula-se ainda que o Uno poderá contar com controle de estabilidade (ESP).