O visual do up! passou por algumas melhorias: os para-choques dianteiros e traseiros e as lanternas foram redesenhados. A principal mudança externa foi a adição de um filete cromado e vermelho abaixo do capô (quando a carroceria for na cor laranja, ele será apenas metalizado) em todas as versões turbinadas. Dessa forma, as opções com motor turbo também ficam identificáveis olhando para a dianteira, já que antes era possível apenas de lado e por trás, por causa da inscrição TSI. De resto, o hatch é igual.
A Connect ainda conta com faixas alusivas à configuração na parte de baixo das portas. Uma novidade é a pintura em preto do teto (como opcional por R$ 1,4 mil). O modelo testado pelo Veículos tem a cor laranja — bem chamativa — com o teto pintado. O visual parece agradar. No trânsito, percebemos o interesse dos motoristas, com olhares mais demorados. Se o intuito da montadora era destacar o design, acertou o caminho.
Interior
O desenho dos bancos e do painel de instrumentos evoluiu. O computador de bordo está mais completo e mostra o consumo instantâneo e o médio, a autonomia, a distância percorrida, o tempo de viagem, além de um velocímetro digital. Outra novidade é o porta-celular- presente em todas as versões. Uma coisa que chama, e muito, a atenção no up! é o aproveitamento de espaço. O carrinho comporta quatro adultos (não muito grandes) sem muito aperto. Já o porta-malas suporta 285 litros, o mesmo que o irmão maior, o Gol, apesar de ser 20cm menor no comprimento.
Motor ágil e veloz
Se no visual o up! chama a atenção, é na direção que ele mostra toda a sua capacidade. O pequeno motor 1.0 turbo gera incríveis 105 cavalos de potência e 16,8kgfm de torque em 1.500 giros. É algo absurdo para apenas 987kg. Não por menos, ele é um “encapetado” nas ruas. Ultrapassagens, saídas e retomadas de velocidades são fichinha para o up!. O câmbio de cinco velocidades se encaixa perfeitamente ao resto do conjunto mecânico. As relações de marcha são longas, o que melhora o consumo. Durante o teste, o hatch fez 11km/l, mas com etanol, o que é uma boa média. Convertendo para gasolina, pode passar facilmente dos 15km/l. Um detalhe interessante da transmissão é que, pela agilidade, a impressão que se tem é de que as trocas estão sendo feitas na casa dos 4.000rpm. Na realidade, está longe disso. Ao dirigir, podemos perceber que o giro variava de 2.500 a 3.000rpm, mais uma mostra da capacidade de economia de combustível dele.
Multimídia opcional
Como opcional (por R$ 1,4 mil), o up! vem com o sistema Composition Phone, que transforma o celular — por meio de um aplicativo disponível para dispositivos iOS e Android — na central multimídia do carro. Pelo app, gratuito, é possível visualizar o consumo A e B, as rotações do motor, se a condução está econômica, ou não, e o mais importante, o GPS. Basta conectar o smartphone via bluetooth, encaixá-lo no suporte e pronto. O aparelho ainda pode ser recarregado por meio de uma entrada USB em cima do painel. Bacana, né?