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Uso da eletrônica mudou funções dos faróis modernos

Faróis guardam muito mais funções do que o basicão de um modelo mais simples

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Farolete, farol baixo, farol alto e luzes de direção. Até ontem, essas funções bastavam para você ter no carro um farol completo. Ainda bem que as coisas mudam. Só quem já passou sufoco em uma estrada escura sabe o valor de uma boa iluminação. De acordo com Giovanni Barros, da Magneti Marelli, o aprimoramento das fontes de luz e o uso da eletrônica e sensores permitiram tamanha evolução. Confira quantas funções pode ter um simples farol.

Em breve
Segundo a Magneti Marelli, logo estará no mercado um modelo que poderá usar farol alto nas estradas sem se preocupar em ofuscar os demais motoristas. Segundo o fabricante de faróis, um sensor infravermelho identifica os outros veículos e um anteparo dentro do farol vai bloquear a luz na região de cada veículo à frente.

Luz adaptativa de curva
Em uma curva, o farol convencional tende a se “perder” no acostamento, já que a luz se propaga em linha reta. Nesse caso, o facho luminoso acompanha o movimento do volante e ilumina a estrada.

Luzes diurnas
Essas luzes aumentam a percepção do veículo para os outros motoristas. Elas acendem automaticamente assim que a ignição é acionada.

Luz de clima adverso
Como em um farol de neblina, o facho luminoso do farol baixo fica mais curto e mais aberto, melhorando a visibilidade durante uma chuva muito forte ou mesmo neblina. Funciona quando o veículo está em baixa velocidade e os fachos luminosos são deslocados para as laterais.

Facho adaptativo
Um sistema identifica a necessidade de mudar do farol baixo para o alto, quando percebe que não há iluminação na via ou que ela é precária. Além disso, um sensor infravermelho identifica se existe um veículo à frente ou em sentido oposto e comanda automaticamente a troca entre farol alto e baixo, para não ofuscar os demais veículos. Os sistemas mais desenvolvidos são capazes de baixar o facho progressivamente, à medida que o outro veículo se aproxima.

Visão noturna

Funciona a partir da combinação de um sensor infravermelho emitido pelo farol e uma câmera. O alcance do infravermelho é bem maior até mesmo que o do farol alto. Essa imagem é projetada em uma tela no painel e é capaz de alertar a presença de pedestres, permitindo uma reação antecipada.

Luz angular (Cornering)
Serve para aumentar a iluminação no cruzamento onde o veículo vai convergir. Funciona quando o veículo está abaixo dos 40km/h, a seta ligada e o volante começa a virar.