As movimentações dos países europeus para banir carros com motores a combustão, movidos a diesel ou a gasolina, não são recentes. Alemanha, França e Itália já haviam estabelecido uma data limite para a venda desses veículos. Porém, agora, o cerco se fechou ainda mais: uma nova resolução adotada pelas 27 nações membras da União Europeia estabelece o ano de 2035 como o último em que será permitida a comercialização de automóveis poluidores.
Vale destacar que a restrição é apenas para a venda de carros zero-quilômetro movidos a gasolina ou a diesel. Modelos usados, já em circulação poderão ser revendidos. Porém, mesmo antes da data limite de 2035, os fabricantes já terão que cumprir algumas metas. Até 2030, por exemplo, os níveis de emissões de poluentes dos veículos deverão cair nada menos que 55%.
A nova legislação dá uma colher de chá para pequenos fabricantes, com produção anual inferior a 10.000 unidades. Nesses casos, o limite é um pouco maior: elas terão até 2036 para vender apenas carros elétricos, totalmente livres de emissões de poluentes.
Por outro lado, a legislação é mais exigente para vans e veículos comerciais. O prazo final para adequar esses modelos para a propulsão verde também é 2035, mas as metas intermediárias, que vão reduzindo paulatinamente os níveis de emissões, são mais severas.
Proibição de carros a gasolina e a diesel ainda gera discussões
Apesar da estipulação do prazo para o fim dos carros a gasolina e a diesel, esse tema ainda gera discussões na união europeia. Líderes de alguns países e dirigentes de empresa do setor ainda argumentam para tentar estender a data de 2035 e para abrir determinadas exceções. Entre os argumentos, estão questões econômicas e trabalhistas.
Como é dirigir um carro elétrico? Assista ao vídeo e entenda!
- Acompanhe o VRUM também no Youtube e no Dailymotion!