SÃO PAULO - Os emplacamentos de veículos novos no mercado brasileiro somaram 302.407 unidades em julho, alta de 5,97% ante igual intervalo de 2009, segundo informou nesta segunda-feira, 2, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em relação a junho deste ano, houve um acréscimo de 15,08%. Os dados incluem automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Nos sete primeiros meses de 2010, foram vendidas 1.882.116 unidades, alta de 8,48% ante o mesmo período do ano passado.
Considerando o desempenho de todos os segmentos analisados pela Fenabrave, que inclui motos e implementos rodoviários, o setor automotivo vendeu 461.672 unidades em julho, um acréscimo de 5,47% ante o mesmo intervalo de 2009. Em relação a junho passado, houve alta de 12,25%. Entre janeiro e julho deste ano, as vendas somaram 2.928.293 unidades, o que representa um avanço de 8,67% ante os primeiros sete meses de 2009.
Levando-se em conta apenas automóveis e comerciais leves, as vendas em julho cresceram 4,27%, para 285.299 unidades, ante o mesmo mês do ano passado. Na comparação com junho, houve alta de 15,27% no número de emplacamentos. Em sete meses, a alta é de 6,82%, para 1.780.983 unidades. Já as vendas de caminhões e ônibus, com 17.108 unidades em julho, saltaram 45,53% ante igual mês de 2009. Em relação a junho, ocorreu uma elevação de 12,02%. No acumulado do ano, as vendas foram 49,39% maiores e atingiram 101.133 unidades.
Ainda de acordo com a Fenabrave, foram vendidas 147.916 motocicletas em julho, elevação de 2,91% ante o sétimo mês de 2009 e de 6,69% na comparação com junho. No acumulado do ano, com 979.113 motos vendidas, o mercado registra alta de 7,66% nas vendas. O comércio de implementos rodoviários somou 5.985 unidades no mês passado, expansão de 45,76% ante julho de 2009. Em relação a junho, houve um aumento de 17,22%. Na comparação com os primeiros sete meses do ano passado, houve alta de 40,70%, com vendas de 35.771 unidades.
Liderança
Os dados divulgados hoje pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que a Fiat liderou, com 23,11%, as vendas de automóveis e comerciais leves nos primeiros sete meses do ano. A Volkswagen aparece na segunda posição, com 20,98%, seguida da General Motors (GM), com 20,04%. A Ford, com 10,26% das vendas, e a Renault, com 4,40%, aparecem na sequência.
Em julho, o ranking de vendas de automóveis e comerciais leves está dividido da seguinte forma: Fiat (24,57%), Volkswagen (21,10%), General Motors (19,17%), Ford (10,05%) e Renault (4,80%).