Com a chegada de novos modelos, o combate entre os hatchs médios promete bons rounds até o final deste ano. No primeiro deles, o Golf - que teve a sétima geração lançada em setembro - levou a melhor em relação ao Focus. Quem também se deu bem foi o Cruze Sportback, que vendeu mais do que todos os rivais, com 2.193 unidades comercializadas, segundo relatório da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave).
Veja galeria de fotos do novo Golf
Mas a briga deverá ser polarizada entre Golf e Focus (que também está com nova geração chegando às concessionárias). Enquanto o hatch da Ford teve um recuo nas vendas entre setembro (1.711) e outubro (1.404), o Golf deu um salto significativo, passando de 741 unidades emplacadas para 1.830. Vale ressaltar que o relatório da Fenabrave reúne os emplacamentos das duas gerações que estão no mercado.
No acumulado do ano, o Focus ainda segura a liderança com 18.120 unidades vendidas. Mas o hatch argentino é seguido de perto pelo Cruze, que acumula 18.090 emplacamentos até o final de outubro. Entre janeiro e outubro, o Golf vendeu apenas 9.704 unidades, ficando na terceira posição, logo à frente do Peugeot 308 (9.268) e do Fiat Bravo (7.709). O Hyundai i30, que já foi líder do segmento, aparece apenas na sexta posição, com 5.224 vendidas.