Já está em terras brasileiras a versão familiar do Hyundai i30. O modelo, importado da Coréia do Sul, está em distribuição pelas concessionárias da marca no Brasil. A montadora não informou quando será o lançamento oficial do carro por aqui, mas não deve demorar, tendo em vista que os revendedores já possuem informações sobre a perua. O acabamento e os equipamentos disponíveis são os mesmos já existentes do hatch.
O i30 alcançou excelentes números de vendas, esteve na liderança do mercado por muito tempo e no mês passado, só não foi líder porque vendeu 22 carros a menos que o Ford Focus, que está no topo da lista dos hatches médios, onde o consumidor encontra boas opções na mesma faixa de preço. Com esse cenário atual, nem é preciso dizer o que será do i30 CW (Cross Wagon) em um segmento pouquíssimo concorrido, como é o das Station Wagons. Nessa faixa de preço, a Renault Mègane Grand Tour reina absolutamente, desde que a Toyota Fielder deixou nosso mercado. Aliás, o impacto do i30 CW no mercado, deve ser semelhante ao que a perua derivada do Corolla provocou ao chegar por aqui no final de 2003. Na ocasião, houve um ?boom? de vendas de peruas médias, liderada pela Fielder.
A configuração familiar do Hyundai i30 chegou a ser exposta no estande da marca no Salão Internacional de São Paulo, em outubro de 2008. Em relação ao hatch, a station é 23 centímetros maior: são 5 centímetros a mais no entre-eixos de 2,70 m e 18 cm a mais de balanço traseiro. Tudo para aumentar o espaço disponível para bagagens, que passou de 340 litros para 415 litros.
Em matéria de estilo, o grande ponto de distinção está da coluna central traseira em diante. A começar pela terceira janela, trapezoidal e de maiores dimensões. A queda do teto é acentuada a partir da porta traseira, um caimento disfarçado pelo rack com barras longitudinais. As lanternas são verticais, como na versão mais curta, mas se espicham mais em direção ao topo das colunas.
Sob o capô, nada de diferente. A perua traz o mesmo 2.0 16V com variação de fase na abertura das válvulas, capaz de entregar 143 cv de potência a 6 mil rotações e 19 kgfm de torque a 4.600 giros. Há duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de quatro, com trocas sequenciais por toques na alavanca.
De série, o carro deve chegar com ar-condicionado, direção assistida, trio elétrico, sistema de som CD/MP3, freios ABS com EBD e airbag duplo. Uma lista que pode ser incrementada com pacotes de acessórios, que adicionam câmbio automático, bancos de couro, sensor de estacionamento, teto solar elétrico, retrovisores com rebatimento elétrico, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, além de airbags laterais e do tipo cortina.
Os valores da CW serão R$ 2 mil mais caro que o preço cobrado pelo i30 hatch, ou seja, R$ 57,4 mil para a perua com câmbio manual e R$ 63,4 mil pela versão automática.